• Matéria: História
  • Autor: gihreschioto2998
  • Perguntado 7 anos atrás

Leia o texto e responda as atividades 4 e 5."O governo arbitrário de um príncipe justo [...] é sempre mau. Suas virtudes constituem a mais persoseduções: habituam o povo a amar, respeitar e servir ao seu sucessor, qualquer que seja ele. Retira do porde deliberar, de querer ou de não querer, de se opor à vontade do príncipe até mesmo quando ele deseja fazeroO direito de oposição ... é sagrado. Uma das maiores infelicidades que pode advir a uma nação seria a sucessão dedois ou três reinados de um todo poderoso justo, doce, [...] mas arbitrário: os povos seriam conduzidos pela felicidadeao esquecimento completo de seus privilégios, a mais perfeita escravidão."(D. Diderot. "Refutação de Helvétius", 1774.)4. Como se denomina a forma de regime monárquico a que se refere Diderot? Retire do texto uma expressão ou fraseque justifique sua resposta.5. Quais aspectos de cidadania são defendidos p

Respostas

respondido por: makmorales
31

A forma de regime monárquico a que se refere Diderot trata-se do Absolutismo, onde o rei possui todos os poderes em suas mãos, tanto o de legislar, quanto de aplicar e de executar as leis e a administração pública.

Os trechos "O direito de oposição ... é sagrado." e "... sucessão de dois ou três reinados..." denotam que trata-se do Absolutismo, pois tem-se o governo de reis onde não é aceitável a oposição às suas decisões.

Os aspectos de cidadania defendidos são os de liberdade de escolha e de oposição de pensamento, de criticar e argumentar contra decisões consideradas equivocadas, principalmente no campo da liberdade.

Abraços!

respondido por: jomies936
2

Explicação:

Num sei tava precisando da resposta tbmm vlww ;-; :)

Perguntas similares