Respostas
Resposta: Edema localizado na cavidade peritonial (abdomem) com acumulo de liquidos.
Explicação:A ascite não é uma doença, mas uma condição resultante de algumas doenças, entre elas: insuficiências renal, cardíaca ou hepática, alguns tipos de câncer e algumas infecções.
O procedimento se inicia com uma avaliação por ultrassonografia para definir o local mais seguro da punção, feita habitualmente com anestesia local, seguido da passagem de um cateter de fino calibre para o interior da cavidade abdominal. Este cateter, ligado a um sistema de pressão negativa, promove a retirada do líquido.
O procedimento pode ser realizado para alívio dos sintomas decorrentes do acúmulo de volumosa quantidade desse líquido ou para se fazer exames desse líquido. Este procedimento é realizado em regime ambulatorial e, após curto período de observação após o procedimento, o paciente recebe alta hospitalar.
Uma opção terapêutica alternativa para pacientes com ascites refratárias ao tratamento é a colocação de cateter especial, de longa permanência, que permanece implantado e é possível retirar líquido em pequenas quantidades e repetidas vezes na própria residência, num sistema de simples manuseio, sem necessidade de visitas hospitalares para esvaziamento do líquido.