1)As medidas regulatórias técnicas são decisões políticas que podem ter efeitos econômicos potenciais sobre o comércio internacional de bens, sobre as quantidades comercializadas, preços, ou sobre ambos. As medidas regulatórias técnicas englobam as Medidas Sanitárias e Fitossanitárias (SPS) e as Medidas Técnicas ao comércio (TBT). Estes são documentos que os países importadores enviam à OMC como forma de regulamentar os produtos comercializados, com objetivos de proteger a saúde humana, animal, vegetal e o meio ambiente, contra os riscos associados ao consumo de produtos provenientes de outras nações. As SPS e TBT determinam as características que os produtos devem possuir, para que possam entrar nos mercados de importação.
O gráfico a seguir mostra a evolução das notificações emitidas entre 1° de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2014. No total foram emitidas 35.512 notificações pelos países membros da OMC, das quais 11.929 foram referentes ao Acordo SPS e 23.593 ao Acordo TBT.
Com base nas informações expostas acima, analise as afirmativas a seguir:
I- As emissões de notificações sanitárias, fitossanitárias e técnicas, mostram a preocupação dos países em aumentar as barreiras tarifárias.
II- Conforme análise gráfica, é nítida a tendência crescente das notificações indicando maiores exigências sanitárias e técnicas dos mercados importadores.
III- As medidas sanitárias, fitossanitárias e técnicas promovem benefícios ao comércio internacional, quando proporcionam um comércio com normas mais padronizadas e justas, promovendo a transparência e credibilidade nas trocas e a redução dos riscos à saúde associados aos produtos comercializados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)Apenas a afirmativa I está correta.
b)Apenas a afirmativa II está correta.
c)Apenas a afirmativa III está correta.
d)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
2)Os Blocos Econômicos foram criados de forma que os países membros possam evoluir de acordo com sua experiência e negociação internacional. Dessa forma, nem todo bloco econômico é igual, pois ele passa por um processo natural de maturação, que pode ser dividido em fases (estágios).
O conjunto de países que desejam formar um bloco econômico até sua integração total, devem conhecer os seguintes estágios:
1. Mercado Comum
2. Integração Econômica Total
3. União Aduaneira
4. Zona de Livre Comércio
5. União Econômica
Assinale a opção que representa a ordem CORRETA dos estágios de constituição dos blocos econômicos:
Alternativas:
a)4 – 3 – 1 – 5 – 2.
b)1 – 3 – 5 – 4 – 2.
c)2 – 5 – 3 – 1 – 4.
d)3 – 1 – 4 – 5 – 2.
e)5 – 4 – 3 – 2 – 1.
3)A existência de inúmeros blocos econômicos mostra que, de uma forma ou de outra, a maioria dos países do mundo pratica o regionalismo (preferência pelo comércio com determinados países, geralmente, com proximidade geográfica). Assim, percebe-se que os países buscam alcançar diversas vantagens econômicas para suas próprias nações ao se agruparem em blocos, através de parcerias comerciais, políticas e até legais (dependendo do estágio do bloco econômico). A seguir, na Figura 1, é possível observar o mapa dos principais blocos econômicos mundiais.
Figura 1 - Principais blocos econômicos
mapa
Com relação aos blocos econômicos, analise as seguintes sentenças.
I) A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) é um tipo de acordo de área de livre comércio entre os países membros. Um dos objetivos da APEC é a promoção do crescimento econômico e técnico, da cooperação, do comércio e do investimento na região Ásia-Pacífico;
II) O Acordo de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA) é um tipo de acordo de união aduaneira. Os dois principais objetivos são garantir o livre comércio entre os países membros e aumentar as exportações entre os países membros.
III) A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é um tipo de acordo de zona de livre comércio. São formados diferentes tipos de acordo, conforme as negociações entre os países membros. Um dos principais objetivos do bloco é promover o desenvolvimento econômico e social da região de forma harmônica e equilibrada, a fim de assegurar um melhor nível de vida para seus povos.
IV) O Mercado Comum do Sul (MERCOSUL) é um tipo de acordo de mercado comum. Os Principais objetivos é promover a integração dos países da América do Sul, nos âmbitos econômico, político e social, promover a livre movimentação de bens, serviços e aplicar a Tarifa Externa Comum (TEC).
Agora, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:
Alternativas:
a)Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
b)Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
c)Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
d)Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
e)Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
GABARITO:
1-e
2-a
3-a
4-e
5-c
Respostas
1 – e) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
A tendência crescente das notificações indicam maiores exigências sanitárias. As medidas sanitárias, fitossanitárias e técnicas possibilitam benefícios para o comércio internacional.
2 – a) 4 – 3 – 1 – 5 – 2.
Para que um conjunto de países formem um bloco econômico, devem seguir os seguintes estágios: zona livre de comércio, união aduaneira, mercado comum, união econômica e integração econômica total.
3 – a) Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
A Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC) é um acordo do tipo área de livre comércio e possui a finalidade de promover o crescimento econômico dos países membros. A Associação Latino-Americana de Integração (ALADI) é um acordo do tipo zona de livre comércio e sua finalidade é a promoção social e econômica dos países membros.
Bons estudos!