(Fuvest - SP - 2015) Observe a tabela: (em anexo)
Os dados apresentados na tabela se explicam, dentre outros fatores,
A) pela industrialização significativa em estados do Nordeste do Brasil, sobretudo aquela ligada a bens de consumo;
B) pela forte demanda por força do trabalho criada pela expansão cafeeira nos Estados do Suldeste do Brasil;
C) pela democracia racial brasileira, a favorecer a convivência pacífica entre culturas que, nos seus continentes de origem, poderiam até mesmo ser rivais;
D) pelos expurgos em massa promovidos em países que viviam sob regimes fascistas, como Itália, Alemanha e Japão;
E) pela supervalorização do trabalho assalariado nas cidades, já que no campo prevalecia a mão de obra de origem escrava, mais batata.
Respostas
Resposta:
B) pela forte demanda por força de trabalho criada pela expansão cafeeira nos estados do Sudeste do Brasil.
Explicação:
A Lei Eusébio de Queirós, em 1850, forçou o fim do tráfico negreiro. Entretanto, simultaneamente ocorria a expansão cafeeira no Oeste Paulita. Para suprir os novos postos de trabalho foi necessário intensificar a imigração europeia. A tabela apresentada confirma as afirmações e a alternativa B.
Resposta:
Resposta correta: letra B - pela forte demanda por força do trabalho criada pela expansão cafeeira nos Estados do Sudeste do Brasil;
Explicação:
Com a proibição do tráfico negreiro e a posterior abolição da escravatura, a produção de café no sudeste brasileiro - que estava em crescimento acelerado - passa a direcionar a demanda de mão de obra aos imigrantes europeus que chegam ao Brasil. É justamente este sistema que impulsiona a imigração legal, e não mais o tráfico de escravos.