• Matéria: Sociologia
  • Autor: brunaduarte18pcoz2b
  • Perguntado 7 anos atrás

Aqui iremos refletir sobre alguns conteúdos específicos que complementam a nossa formação neste semestre.

Destacamos aqui a Política de Assistência Social, hoje concebida como uma política pública no Brasil, mas que nem sempre foi assim. Sua história está vinculada as instituições da sociedade civil, muito ligadas às ordens religiosas, sendo estas, sem dúvida, as primeiras iniciativas de ações voltadas à assistência.

Com isso, acrescentamos que na sociedade brasileira, a primeira grande instituição de assistência foi a Santa Casa de Misericórdia na cidade de Santos, estado de São Paulo. Cada cidade, no entanto, vai registrar diferentes organizações que irão proliferar oferecendo apoio onde o Estado brasileiro não se fazia presente.

Neste sentido, façamos um desafio. Vocês sabem dizer quais foram as primeiras organizações de assistência em sua cidade? Elas ainda existem? Que ações realizam? Suas ações atualmente estão de acordo com o estatuto de uma política pública.

Pois bem, façam seus registros.

Obs. Busque fazer a sua contribuição pessoal, desafie-se, ultrapasse o instituído, e deste modo, estabeleça uma linha de raciocínio conceitual, onde as palavras estão carregadas de sentido, tendo como efeito que a contribuição não necessite ser muito extensa.

Respostas

respondido por: Matheusieti
0

A construção do serviço social nesse quesito busca exemplificar como o assistente social irá atuar na sociedade.

Por existir uma forte veia conservadora nesse conceito, as pesquisas acabam se limitando aos embasamentos teóricos passados para a atuação em sociedade.

Além disso, a retórica humanizadora também segue os padrões conservadores, onde o rompimento dessa observação se deu apenas no final do século XX no Brasil, onde o foco da assistência social se expandiu.

Perguntas similares