Análise Financeira
Uma ferramenta empresarial muito importante aos negócios é o orçamento empresarial. Se o empreendedor realizar um estudo preciso sobre as futuras possibilidades de venda dentro de um mercado em que pretendem atuar, identificariam com mais clareza seu ponto de equilíbrio e outros indicadores importantes para a gestão do negócio.
I. O orçamento empresarial visa estimar receitas, custos e despesas a fim de projetar os resultados futuros da empresa.
II. Cada departamento deve realizar seus orçamentos de forma independente, pois não há como integrar orçamentos de departamentos distintos.
III. O orçamento é muito importante para negócios iniciantes, mas quando a empresa já tem bastante tempo de vida o orçamento perde a importância.
IV. Elaboração, discussão, aprovação, execução, análise e reavaliação, são etapas do processo decisório.
A Somente I está correta.
B Todas estão corretas.
C Somente I e IV estão corretas.
D Somente I e II estão corretas.
E I, II e III estão corretas.
Respostas
Nesse problema, a resposta é a letra c).
Essa é uma questão de análise financeira de empresas. Vamos analisar cada item separadamente para obtermos a resposta.
I - Está correta, pois a função do orçamento empresarial é exatamente essa, estimar as receitas e custos a fim de permitir o planejamento da empresa (incluindo investimentos futuros e etc). (V)
II - Está errada, pois, embora numa empresa cada departamento tem funções diferentes e, como consequência, custos e necessidades orçamentárias diferentes, os valores dos orçamentos dos departamentos acabam integrando-se no final a fim de obter um panorama geral. (F)
III - Está errada, pois o orçamento é ferramente indispensável para o planejamento futuro de qualquer empresa, iniciante ou não. (F)
IV - Está correta, pois a elaboração de um orçamento requer garantias de fiabilidade, proporcionadas por um processo como o descrito. (V)
Resposta:
Opção C.
Explicação passo-a-passo: