Por ser o processo de ligação entre as disciplinas, a interdisciplinaridade estabelece uma sequência organizada na comunicação do saber, integrando e comunicando as mesmas. Porém, para entendermos a interdisciplinaridade precisamos, também, compreendermos determinados conceitos. Um deles é o de disciplina, como ciência, que é entendida como:
Respostas
Resposta:
I – Um conjunto específico de conhecimento de características variadas, que produz um conhecimento superficial;
II – Do latim, matéria (substância física), é qualquer coisa que possui massa, é tudo que tem volume, podendo se apresentar no estado sólido, líquido ou gasoso. "Matéria" são as "disciplinas" que fazem parte do currículo dos estabelecimentos de ensino, que têm o objetivo de instruir e formar os alunos;
III – Disciplinas são os conhecimentos específicos que se ensinam em cada cadeira de um estabelecimento escolar e que formam um plano de estudos;
IV – Um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade.
Leia atentamente as questões acima e marque a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A alternativa IV está correta.
b. Apenas as alternativas III e IV estão corretas.
c. Apenas a alternativa II está correta.
d. Apenas a alternativa I está correta.
e. Apenas a alternativa III está correta.
Resposta:
A RESPOSTA CERTA É A LETRA C somente a II correta.
Explicação:
um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico, linear e atomizador da realidade, que produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, que permite ao homem o conhecimento da realidade. “A disciplina (ciência), entendida como um conjunto específico de conhecimento de característica própria, obtido por meio de método analítico (análise), linear (uniforme) e atomizador da realidade, produz um conhecimento aprofundado, correspondente a um saber especializado, ordenado e profundo, que permite ao homem o conhecimento da realidade a partir de especificidades, ao mesmo tempo em que deixa de levar em consideração o todo de que faz parte (LÜCK, 1994)”.