Preciso do resumo desse texto me ajudem.
A sociedade tem um conjunto de valores e padrão e consoante este valor a conduta do indivíduo pode ser considerado desejável ou não. Portanto, é um ideal que inspira e norteia a maneira de ser e de agir de uma pessoa.
- É relativo. É sempre específico de uma sociedade e de uma época.
- Encontra-se disposto segundo uma ordem ou escala hierárquica. Significa que os sujeitos e as coletividades, dentro do universo dos valores, optam ou decidem-se por aqueles valores que são mais conformes que outros ao seu ideal de vida, à sua visão do mundo, à ideia que fazem da natureza, do homem e do seu destino.
Muitas vezes se confunde o valor com o juízo de valore, no entanto são completamente distintos. Por um lado, o valor é sempre anterior ao juízo de valor que inspira. Por outro lado, um juízo de valor é sempre inspirado em valor. Os valores não se perdem, transformam-se, contrariamente àquilo que a maioria das pessoas propalam. Esta afirmação é em si, muitas vezes, portadora de juízo de valor.
Os fatores que influenciam diretamente na mudança de valores são, de entre outros: - As mídias – têm uma importância fundamental na estruturação da sociedade, especificamente quanto à construção e desconstrução de hábitos e práticas.
- Emigração, migração.
- Integração das economias, dos estados e dos povos.
- Desintegração das famílias e das comunidades.
Frequentemente ouvimos falar “ah, no meu tempo, isso não era assim, no meu tempo, isso não era assado”, evocando valores que por vezes, já não são desejáveis à sociedade atual.
A sociedade tem sempre valores. O que acontece é que esses valores ainda não estão compreendidos ou bem definidos, ou mudam a um ritmo bastante acelerado e escapam à compreensão do senso comum.
Inculca-se nas pessoas, uma leitura deficiente e incompleta da liberdade. Uma liberdade, sem limites, deixando de lado o ensinamento de que a dignidade desta liberdade reside na responsabilidade, pois o exercício da liberdade deve ser a expressão do respeito de cada pessoa em relação a si mesma e em relação ao seu semelhante.
A midiatização da vida (repetindo sempre, estimulada pela mídia) exige meios mais eficientes e rápidos para a aquisição do prazer. E a liberdade, destituída de sua contrapartida que é a responsabilidade, dá, para pessoas, o aval de poder fazer o que quiser.
A conquista dos objetivos hedonistas através da liberdade plena, aética, amoral e estimulada pela glorificação do sucesso, fez surgir novos poderes, fragilizando aqueles em que, tradicionalmente, se assentava a sociedade.
Vê-se constantemente nas campanhas publicitarias a oferta gratuita de preservativos, mas não se vê uma palavra sobre valores e preservação da dignidade da pessoa, muito pelo contrário. A televisão mostra cada vez mais cenas de sexo explícito entre pessoas que mal se conhecem.
Mas não se diz uma palavra que sugira responsabilidade no exercício da liberdade de comportamento.
A faceta mais preocupante desta crise de valores reside no facto de nós sermos cada vez mais incapazes de enfrentar o problema da crise de valores. Temos uma grande dificuldade em falar dos valores porque se instalou entre nós a ideia de que, numa democracia, não há valores impessoais ou supra pessoais: cada um escolhe os seus valores, um pouco como os seus gostos, e, obviamente, todos aprendemos que os gostos não se discutem.
Viver numa democracia, dizem-nos, é aceitar todos os valores, reconhecer igual direito à expressão de todos os valores e, mais do que isso, reconhecer a todos eles igual consideração e respeito. Proferir juízos sobre os valores dos outros é já uma manifestação de autoritarismo que tem de ser condenada.
As profundas alterações econômicas, cientificas e tecnológicas que a nossa sociedade moderna tem conhecido. Não apenas estimularam o abandono dos valores tradicionais, mas parecem ter conduzido a humanidade para um vazio de valores.
Respostas
respondido por:
5
Olá bom você poderia pegar partes importantes para ter um melhor resultado
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás