• Matéria: Filosofia
  • Autor: larissabarradas
  • Perguntado 7 anos atrás

como a alegoria da caverna de platão explica o conhecimento

Respostas

respondido por: wallisonwallipau7rj
1

Resposta:

Os escravos - que estão dentro da caverna e acreditam que as sombras são a realidade - representam a falibilidade do saber sensível (aquele que se guia pelos sentidos), afinal, eles VIAM (o sentido da "visão") as sombras e, pelo que viam, deduziam a realidade. O que representa o verdadeiro ser é o Sol, avistado pelo escravo que se solta e sai da caverna, o Sol é a perfeição, pois é perfeito, real e imutável. Chegamos, então, na dualidade que Platão faz com os dois mundos: o mundo sensível e o mundo inteligível. O mundo sensível (dos sentidos) é o de falsas impressões, de inverdades, de falhas, é o mundo dentro da caverna, do corpóreo, é o mundo que vivemos; enquanto o inteligível é aquele do saber supremo, onde todas as verdades são sabidas e alcançadas, onde todas as coisas são infinitas e perfeitas, onde o saber é intelectivo, e não sensível, é o famoso "mundo das ideias". Nosso corpo habita o mundo sensível, como eu disse, e a nossa alma, antes de vir ao nosso corpo, habitava o mundo inteligível/das ideias; lá, a alma obteve todas as verdades existentes (que é a característica desse mundo, como eu apontei), mas, ao se chocar com o nosso corpo, como ela fica aprisionada nele, ela esquece de tudo que havia aprendido. Então, Platão é inatista, pois crê que tudo que sabemos já existe em nós, então quando aprendemos algo, estamos apenas lembrando, pois essa ideia já existia em nós, por conta da nossa alma. Essa teoria chama-se Teoria da Reminiscência.

Explicação:

respondido por: tere260659
1

Resposta:

1)b) Dogmatismo e Ceticismo são correntes filosóficas que investigam a possibilidade de conhecimento./Enquanto o dogmatismo defende que a racionalidade consegue conhecer, o ceticismo defende que ao ser humano é impossível o conhecimento.

2)e) O conhecimento verdadeiro para Platão é ilustrado na alegoria da caverna com a liberdade das ilusões das sombras projetadas no fundo da caverna e a saída para o mundo exterior./As sombras, as marionetes, o fogo e todo o interior da caverna representam as ilusões provocadas pelos sentidos. O mundo verdade é aquele fora da caverna que é buscado racionalmente.

Explicação:

1)b 2)e espero ter ajudado!

Perguntas similares