O ofuscamento é um tipo de iluminação aplicada que, em seu processo de adaptação, pode causar perda de visibilidade, perturbação e desconforto. Quando uma luz incomoda em determinado local, impedindo de enxergar algo, ou reflete além do que deveria, isso é chamado de contraste ou saturação. Há também aquela luz que está mal posicionada no ambiente, dando visibilidade ao local ou objeto, mas fazendo que o indivíduo esforce muito a visão ou se incomode, tentando se movimentar para ajustar a luz causando perturbação e nervosismo (CARDOSO et al, 2016, p.28). A fim de reduzirmos o ofuscamento, devemos analisar alguns fatores tanto de luz natural quanto artificial. Avalie as assertivas a seguir:
I – Para evitar o ofuscamento na iluminação de jardins, uma saída é direcionar as luminárias para as plantas e/ou paredes e utilizar peças com vidros e proteção e não direcionar a luz para cima, pois ocasiona irritabilidade aos olhos pela quantidade de luz incidida.
II – Deve-se priorizar luminárias que o foco se direciona no observador. Desta forma, o ofuscamento será menor e o aproveitamento da luz maior.
III – As aletas parabólicas com desvio de luz em 45º são ótimas alternativas em luminárias, pois reduzem grande parte do ofuscamento, distribuindo a luz no ambiente.
IV – Os spots colocados usualmente em salas de TV são posicionados estrategicamente na direção do sofá para facilitar leituras. Direcionar estes spots às paredes deixa o ambiente carregado e faz com que danifique papéis de parede e revestimentos.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
I e III, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
A alternativa correta é a número 1, sendo que apenas I e III e são verdadeiras
O ofuscamento é um fato essencial que deve ser levado em consideração durante o planejamento do projeto de iluminação.
Para evitar o ofuscamento causado pelas lâmpadas e luminárias cuja colocação foi planejada de maneira errada, o designer de interiores deve levar em consideração a potência das lâmpadas e luminárias, o tempo de permanência das pessoas no ambiente, o tamanho do ambiente e a necessidade da iluminação daquela área, além de ponderar sobre o gasto eficiente de energia proveniente dessas fontes luminosas.
Para todos os projetos de iluminação, o essencial é utilizar ao máximo a incidência de luz solar sobre o ambiente, economizando gastos
CONFORME PAGINA 28 DA APOSTILA A RESPOSTA CORRETA É I E III. OPÇÃO 2