Nove em cada dez pessoas respiram ar contaminado no mundo de acordo com o mais recente relatório da OMS, publicado em 2018. A agência da ONU estima que sete milhões de pessoas morram anualmente em decorrência da má qualidade do ar. E no Brasil? O mesmo levantamento fala em 50 mil mortes por ano, mas alguns pesquisadores acreditam que o número pode ser maior. De acordo com pesquisas do médico patologista Paulo Saldiva, professor da Faculdade de Medicina da USP, o morador de São Paulo, por exemplo, perde em média um ano e meio de vida por causa da poluição. Viver na capital paulista seria equivalente a fumar quatro cigarros por dia.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia.
No final de maio, a greve dos caminhoneiros ajudou a ilustrar como a qualidade do ar é afetada pelos transportes. De acordo com Saldiva, houve uma redução de 50% na poluição do ar em São Paulo durante o sétimo dia de paralisação. “Esse é um episódio raro e vamos estudar suas consequências na saúde pública. Quem sabe essas evidências quantitativas sirvam de argumento para a criação de políticas públicas”, disse.
FELIN, Bruno. Qual o impacto da poluição do ar na saúde?. Disponível em: Acesso em: 03 jun. 2019.
Considerando as informações apresentadas, analise as afirmações a seguir:
I. Os impactos da poluição atmosférica são mais sentidos pelos moradores das grandes cidades, como São Paulo, embora a maior parte da população mundial sofra desse mesmo problema.
II. É mais saudável fumar cigarros do que respirar o ar das grandes metrópoles, como é o caso da cidade de São Paulo, que possui altos níveis de poluição atmosférica.
III. Há vários tipos de doenças que podem afetar a população mundial em decorrência da poluição do ar, as quais atacam tanto o sistema respiratório quanto o cardiovascular.
IV. Os veículos pesados têm grande impacto na poluição atmosférica, o que ficou evidenciado com a diminuição da poluição do ar em São Paulo durante a recente greve dos caminhoneiros.
É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e III, apenas.
Alternativa 2:
I, II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.
Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Respostas
A alternativa correta da questão é a 4: I, III e IV, apenas.
A poluição atmosférica é um dos principais problemas que a sociedade moderna enfrenta na atualidade.
Muitas cidades do mundo, tais como São Paulo, sofrem com a poluição, que causa diversos problemas respiratórios e cardiovasculares nas pessoas, a ponto de possuir um poder mais maléfico para a saúde do que o cigarro; mesmo assim, não podemos afirmar que ele é mais saudável do que respirar o ar dessas cidades.
Espero ter ajudado!
Resposta:
a resposta correta é - 4: I, III e IV.
Explicação:
Está claro e evidente o que se mostra nas respostas I, III e IV, pois podemos ver o grande índice de poluição nas grandes cidades, como São Paulo, as doenças respiratórias e cardiovasculares que tem sido causadas pela poluição, vindas de grandes fábricas e principalmente de veículos pesados que trafegam pelas rodovias do país... A resposta II deixa claro seu erro, afirmando que é mais saudável fumar cigarros do que respirar o ar das grandes metrópoles, pois sabemos que fumar é muito prejudicial a saúde.