Respostas
Resposta:
Jânio Quadros foi um advogado e professor que não escondia a oposição a JK. Com tantas obras, ocorre que a dívida interna brasileira explodiu e a inflação estava bastante descontrolada. Havia rumores de desvios de verbas, uma vez que, para apressar as obras da Nova Capital (Nova Cap), o presidente havia dispensado o uso de licitações. Uma certa crise econômica também gerava um descontentamento, juntamente com a mudança da capital. Jânio aproveitou o gancho e prometeu restabelecer a ordem, ao investigar, punir e administrar o país com lisura.
Assim, elegeu-se presidente em 1961 e naquela época, votava-se tanto para presidente quanto para Vice. O vice que tinha apoio de Jânio não se elegeu. Quem ganhou novamente foi João Goulart, que pertencia ao PC do B (Partido Comunista do Brasil).
Já presidente, chegou a condecorar o revolucionário cubano Che Guevara, com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, em agradecimento a este por ter libertado 20 sacerdotes presos em Cuba e que seriam fuzilados. Mudanças na política internacional que prezavam a pacificação em vez do apoio a nações poderosas, bem como um acordo para restabelecer reestabelecer relações entre o Brasil e a URSS abalaram a sua imagem.
Resultado: a sociedade pressionou, a popularização baixou e Jânio renunciou oito meses após ter assumido o país. O presidente teria que ser a partir de então, o comunista João Goulart, bem como pregava a Constituição na época.
Explicação: