A figura a seguir apresenta em dois instantes as velocidades v1 e V2 de um automóvel que em um plano horizontal se desloca numa pista circular com base nos dados da figura e sabendo-se que os módulos dessas velocidades são Tais que v1 V2 é correto afirmar que
A) componente centrípeta da aceleração é diferente de zero
b) a componente tangencial da aceleração apresenta a mesma direção e o mesmo sentido da velocidade
Respostas
A alternativa correta é a a) componente centrípeta da aceleração é diferente de zero.
O enunciado não descreve o movimento de M.C.U., devido ao fato do módulo da velocidade diminuir. Sendo assim, é possível afirmar que a questão representa um movimento curvilíneo com uma aceleração centrípeta.
Também podemos observar que a aceleração não é constante; que se a velocidade reduzisse a componente tangencial da aceleração deveria ser em sentido contrário à velocidade e que a aceleração é dada pelo somatório vetorial dos dois vetores.
Em anexo acrescentei a questão completa.
Bons estudos!
Resposta: VFFFF
Explicação passo-a-passo:
a) (V) A componente centrípeta de um movimento circular sempre aponta para o centro da circunferência e possui módulo não-nulo.
b) (F) Como ocorre redução da velocidade, a componente tangencial possui sentido oposto ao da velocidade.
c) (F) O movimento do automóvel não é circular uniforme, pois o módulo da velocidade diminui.
d) (F) O movimento do automóvel não é uniformemente acelerado, pois a aceleração não é constante.
e) (F) A aceleração resultante do automóvel é a soma vetorial entre a aceleração centrípeta e a aceleração tangencial. Isso faz com que a aceleração resultante não seja tangencial ao vetor velocidade.