O raciocínio imaginativo é a matéria-prima principal do pensamento criativo e assim como tudo que envolve a criatividade, ele é cheio de mistérios. Para tentar explicar essa forma de raciocínio, ou seja, desvendar esses mistérios acerca da criatividade, Gilbert Durand (1993) comenta que esse modo peculiar de pensar ocorre por meio da imaginação simbólica, e segundo o autor, dispomos, de modo geral, de duas maneiras de representar o mundo. FONSECA, Annelise Nani da; PEREIRA, Clauciane; VALLIM, Cibelle; FONSECA, Carina Seron da;. Processo Criativo. Maringá - PR.:Unicesumar, 2019 (adaptado). Diante do exposto, avalie as afirmativas a seguir. I- Essas maneiras de representar o mundo, segundo o autor, seriam a objetiva e subjetiva. II- Na primeira maneira de representar o mundo, a consciência está “presente no espírito”. III- Em uma das maneiras, o objeto representado não pode ligar-se a consciência. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Em relação ao modo peculiar de pensamento segundo Gilbert Durand podemos afirmar que a alternativa correta é a Alternativa 3: I e II, apenas.
Gilbert Durand trata em seu livro, “Imaginação simbólica”, de uma série de iconoclasmos perpetrados contra o símbolo.
Enquanto o segundo se define pelo pensamento racional, objetivo, claro, conceitual, o segundo é marcado pela experiência subjetiva na nebulosidade do imaginário e sua incapacidade de se distinguir do real.
Espero ter ajudado.
Resposta:
ALTERNATIVA CORRETA: B - II, apenas.
Explicação:
I- Essas maneiras de representar o mundo, segundo o autor, seriam a objetiva e subjetiva. F - (o correto seria: direta e indireta).
II- Na primeira maneira de representar o mundo, a consciência está “presente no espírito”. V
III- Em uma das maneiras, o objeto representado não pode ligar-se a consciência. F
LIVRO "O PROCESSO CRIATIVO" pág.: 17; primeiro parágrafo.