• Matéria: Pedagogia
  • Autor: oficial2019
  • Perguntado 7 anos atrás



Nos últimos 15 anos, o sistema de mobilidade urbana no Brasil se caracterizou pelo crescimento do transporte individual motorizado e consequente redução do uso do transporte coletivo, o que, do ponto de vista da eficiência energética e ambiental, é uma tendência bastante preocupante. Enquanto a frota de automóveis cresceu 7% ao ano e a de motocicletas,15%, o transporte público perdeu, em geral, cerca de 30% da sua demanda no período.
O aumento do transporte individual coincide com a expansão da capacidade instalada da indústria automobilística, fruto de uma política industrial que se pautou principalmente pela atração de novas plantas automotivas para o país. Para dar vazão a essa produção crescente, houve oferta abundante de crédito para aquisição de veículos e uma política tributária que reduziu impostos de veículos populares, com no máximo 1000cc. Por outro lado, o aumento de renda da população, desde 2003, ampliou a base de consumidores dos veículos particulares.


Fonte: IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2019.


Considerando as informações apresentadas, é correto afirmar que
Alternativas
Alternativa 1:

do ponto de vista ambiental, o aumento da frota de veículos de transporte individual é tido como algo positivo.
Alternativa 2:

a diminuição do uso de transportes coletivos é benéfica, pois os veículos utilizados para este fim poluem mais que os veículos de pequeno porte.
Alternativa 3:

para que os impactos ambientais sejam minimizados é preciso que o uso de transportes coletivos cresça na mesma medida que o uso de veículos de uso particular.
Alternativa 4:

a principal causa do crescimento no uso do transporte individual é o aumento das passagens dos transportes coletivos.
Alternativa 5:

no Brasil, o aumento do uso de transporte individual nos últimos anos não se deu de modo sustentável, o que impacta negativamente o meio ambiente.

Respostas

respondido por: filipeonly
35

Resposta:

Alternativa 5:

Explicação:

No Brasil, o aumento do uso de transporte individual nos últimos anos não se deu de modo sustentável, o que impacta negativamente o meio ambiente.


amandapinup50: também concordo com a alternativa 5, Evidente!
nunescamargoj: Obrigada
rodrigomedeiros0193: concordo
alessandra1966: obrigada
Alex1977: positivo
lucelenamaria: Alternativa 5 sem dúvidas
respondido por: Matheusieti
13

A alternativa 5 está correta.

Os transportes atuais, vieram em um longo processo de crescimento como o uso dos carros que gera uma série de fatores negativos como o aumento dos trânsitos, da poluição sonora e urbana.

Além disso, os impactos do meio ambiente também estão ligados a má gestão pública, o que ocasiona um não direcionamento de verba para os hospitais de maneira adequada, principalmente em países subdesenvolvidos.

Além disso a partir das políticas ambientais, os indivíduos em sua totalidade não puderam ainda mensurar todos os impactos no meio ambiente nós geramos todos os dias, devendo esse trabalho ser feito de maneira consciente para nos alertar sobre as dificuldades e problemáticas nesse setor.


nunescamargoj: Obrigada
rodrigomedeiros0193: concordo
Perguntas similares