Respostas
Resposta:
A ginástica rítmica é um esporte em que as ginastas devem executar uma série que combina elementos corporais e de dança com o uso de um dos cinco aparelhos: arco, bola, corda, fitas e maças. Nos Jogos Olímpicos, a competição é disputada apenas por mulheres, nas categorias individual e em conjuntos. Na disputa individual, as ginastas apresentam quatro séries, uma com cada aparelho estabelecido para a competição; na disputa em conjuntos, cinco ginastas apresentam uma série com um aparelho e uma série com a combinação três mais dois. Uma banca de arbitragem estabelece a pontuação das atletas com base na dificuldade da série, na sua execução e no seu conteúdo artístico. A nota de dificuldade depende dos elementos que compõem a série; a nota de execução depende da forma como o ginasta efetivamente realiza os movimentos e a manipulação dos aparelhos, com base na beleza artística, na música e na sincronia das ginastas.
Para cada um dos aparelhos de apresentação, são estabelecidos grupos corporais obrigatórios que devem compor a série (como saltos, rotações e equilíbrios) e tipos específicos de manipulação do aparelho (como lançamentos e recuperações, balanceios e movimentos em oito). Durante a apresentação dos exercícios, as ginastas devem buscar utilizar todo o tablado e usar os aparelhos como se fossem uma extensão do próprio corpo. Caso a ginasta saia da área de apresentação durante a série ou lance o aparelho para fora da área delimitada, ela recebe dedução em sua pontuação.
A ginástica rítmica integra a competição olímpica na categoria individual desde Los Angeles 1984 e, em conjuntos, desde Atlanta 1996.
Explicação:
O esporte que nasceu de uma reunião de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança entre outros componentes é conhecido como ginástica rítmica. Desde o final da Primeira Guerra Mundial o esporte era praticado, porém ainda não tinha regras específicas e nem um nome. Inicialmente era conhecido como ginástica moderna, porém em 1946, na Rússia, surgia o termo rítmica pelo fato de que para se praticar era usado música e dança.