O povo imbuído do espírito democrático pressionou o governo Vargas a convocar a Assembleia Constituinte, uma vez que o governo provisório parecia ter o interesse de se perpetuar no poder. Foi realizada a Revolução Constitucionalista em São Paulo em 1932, que, no entanto, foi reprimida, mas seus ideais resultaram na convocação da Constituinte e promulgação de uma nova Constituição em 1934, que instituiu o Estado social-democrático e manteve o federalismo como forma de Estado e a República como forma de governo, assinalando uma nova fase na história brasileira. No entanto, ela era o resultado dos anseios de inúmeros setores da sociedade reunidos na Assembleia Constituinte, entre eles liberais, socialistas, comunistas, anarquistas, cristãos, positivistas etc. Segundo Sahid Maluf (2017, p. 384), “inspirada na Constituição de Weimar, de 1919, a Constituição brasileira de 1934, sobre se ressentir de uma definição ideológica, foi ultraliberal num momento inoportuno, quando o embate das correntes extremistas exigia que o Estado assumisse uma posição definida”.
Tomando como referência Constituição brasileira de 1934, julgue as afirmativas a seguir em (V) Verdadeiras ou (F) Falsas.
( ) Existência dos três poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário);
( ) Eleições diretas, voto secreto e obrigatório para homens e mulheres maiores de 18 anos
( ) A criação da Justiça do Trabalho, das leis trabalhistas e liberdade para formação de sindicatos, além da proibição do trabalho infantil e fixação da jornada de trabalho diária máxima de 8 horas;
( ) Proibição do monopólio estatal de alguns setores da economia.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta
Alternativas:
a)
V – V – F – F.
b)
F – F – V – V.
c)
V – F – V – F.
d)
V – F – V – V.
e)
V – V – V – F.
Respostas
respondido por:
0
Resposta:
a alternativa correta E) V - V - V - F
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás