Respostas
Muitos problemas comprometem a sociedade brasileira atualmente. Em grande maioria somente os considerados interessantes pela mídia ou que causam grande impacto são divulgados, contudo, muitos são esquecidos. Os crimes e assédios contra a mulher acontecem diariamente nas cidades e raramente algo é feito para que isso seja amenizado.
Em um país onde homens costumam falar somente de futebol e mulheres, o assédio é consequentemente grande. Andar nas ruas de cidades grandes torna-se um desafio. Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), assédio é um ato de insinuação, convite impertinente e contato físico forçado,desde que humilhe, insulte ou intimide a vítima.
Muitas mulheres tentam lutar contra este problema presente na sociedade, através de manifestações sociais. No último mês houve, em várias cidades do Brasil, a “Marcha da Vadias”, um movimento conscientização que tenta combater o machismo e no cartaz de uma das jovens estava escrita a seguinte frase “Tire seus padrões do meu corpo”. Com o mesmo objetivo, uma mulher dos Estados Unidos gravou um vídeo em forma de protesto, no mesmo, filmando a própria caminhada pelas ruas da cidade, com roupas normais do uso feminino no dia a dia e em menos de 30 minutos ela recebeu mais de 10 cantadas.
É importante mostrar que as mulheres conquistaram seu lugar na sociedade e também ensiná-las quais são os seus direitos em casos de assédio. Por parte do estado deve haver maiores fiscalizações e punições aos praticantes do desrespeito, com uma maior quantidade de delegacias das mulheres e garantido às mesmas a proteção contra os agressores após as denúncias.