• Matéria: Biologia
  • Autor: nalyzz
  • Perguntado 7 anos atrás

Como é possível diferenciar uma célula somática masculina da feminina baseando-se apenas na observação do núcleo?

Respostas

respondido por: DalaryEstrillyt
2

A diferenciação da célula masculina da feminina pode ser feita através do corpúsculo de Barr (ou cromatina sexual). Uma condensação de um dos cromossomos X de fêmeas de algumas espécies, inclusive a humana, por ser inativada.

Como há uma dupla carga genética sexual idênticas (X e X - Espécie Humana) a célula condensa um desses cromossomos e utiliza o outro.

Como os machos possuem duas cargas genéticas sexuais diferentes (X e Y - Espécie Humana), nenhum dos cromossomos sexuais se aglutinam pois os dois são usados.

O cromossomo X possui um gene (XIST - X inactivation specific transcript) que o desativa. Nas células femininas, as células escolhem aleatoriamente um dos cromossomos X para desligar, ou seja, em uma célula pode estar ativa o cromossomo X herdado da mãe e em outra célula estar ativa um cromossomo X herdado do pai. Um verdadeiro mosaico, forma na qual é chamado o tecido somático feminino (oras se expressa um X, oras se expressa o outro).

Graças ao corpúsculo de Barr, além de diferenciar as células femininas das masculinas, ele indica algumas anomalias cromossômicas sexuais. Como na síndrome de Turner (mulher sem cromatina sexual), na síndrome de Klinefelter (homem com uma cromatina sexual) e na síndrome do triplo X (mulher com duas cromatinas sexuais).

  • Síndrome de Turner (44 A + X0)
  • Síndrome de Klinefelter (44 A + XXY)
  • Síndrome do Triplo X (44 A + XXX)

Mulheres normais possuem um corpúsculo de Barr em cada célula.

Homens normais não possuem crepúsculo de Barr.

Espero ter ajudado :)

Anexos:
Perguntas similares