• Matéria: História
  • Autor: livialivinha29
  • Perguntado 7 anos atrás

Os pobres estão despojados, as viúvas gemem e os órfãos são pisados a pés, a tal ponto que muitos, incluindo gente de bom nascimento e que recebeu educação superior, se refugiam junto dos inimigos. Para não perecer à perseguição pública, vão procurar entre os Bárbaros a humanidade dos romanos, pois não podem suportar mais, entre os Romanos, a desumanidade dos Bárbaros. São diferentes dos povos onde buscam refúgio; nada têm das suas maneiras, nada têm da sua língua e, seja-me permitido dizer, também nada têm do odor fétido dos corpos e das vestes dos Bárbaros; mas preferem sujeitar-se a essa dissemelhança de costumes a sofrer, entre os Romanos, a injustiça e a crueldade [...]

LE GOFF, Jacques. A civilização do ocidente medieval. Bauru: Edusc, 2005, p. 24.

O excerto acima nos ajuda a compreender uma das principais causas que colaboraram para o sucesso da invasão bárbara ao Império Romano. Avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I. Os povos bárbaros, principalmente os de origem germânica, obtiveram êxito em suas invasões ao Império Romano devido ao acolhimento de boa parte da própria população romana.
PORQUE
II. A sociedade romana, nas décadas finais de seu regime imperial, passava por sérias dificuldades. A estrutura social do Império Romano do Ocidente, em que as camadas populares eram cada vez mais oprimidas por uma minoria de ricos e poderosos, também explica o êxito das invasões bárbaras.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
Alternativas
Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
21

I é verdadeira. Como o próprio texto afirma, parte da população romana (mesmo alguns dos bem-nascidos) sentia tanto desprezo pelo modo de vida romano que preferiu aderir à "revolução" dos bárbaros, que permitiria modificar a ordem política.

II é verdadeira. As crises envolviam elementos religiosos, sociais e culturais, de modo que as minorias étnicas eram perseguidas pela administração central do Império, os mais pobres não tinham seus direitos garantidos pelo governo e as disputas internas de poder dividiam os romanos.

É correta a alternativa 1.

respondido por: marisetesilveip95hyy
11

Resposta:Letra A

Explicação:

Perguntas similares