Respostas
Resumo básico:
A flotação é um processo de separação de misturas heterogêneas e é de caráter físico. A técnica tem por finalidade a adição de bolhas de ar no meio para que elementos que estão suspensos ao líquido juntem-se às bolhas.
Forma-se, dessa maneira, uma espuma, que pode ser removida, que, inclusive, reúne as impurezas, arrastando-as ao ser descartada. É o processo inverso à sedimentação, pois este, diferentemente da flotação, compreende o efeito de precipitado, com elementos se depositando ao fundo de um dado recipiente pela ação da gravidade.
Posteriormente, essas partículas em precipitado serão retiradas por meio da decantação. Na flotação, as partículas se dirigem para a superfície da mistura proposta. A própria etimologia da palavra explica seu efeito, já que flotation (flotação, no inglês) remete a ideia de flutuação.
Um dos principais usos que se dá à flotação é na separação de minerais. Mas há ainda outras funções da flotação, como por exemplo, na obtenção de corantes. A flotação é utilizada também no combate à poluição dos rios. O método serve para tratar a água e os esgotos.