Respostas
Resposta:
Civilização
Império Inca se estendia ao longo da cordilheira dos Andes, da Colômbia ao Chile, o Equador, o Peru as terras altas da Bolívia, o norte da Argentina e do Chile, formam parte de seu território. A capital de seu Império era Cuzco.
Estado Inca, respeitado as antigas funções das comunidades aldeãs chamadas Ayllus, incorporou militarmente outros Estados, impondo uma unidade política, econômico-social e religiosa.
Organização política e social
A estrutura social do Incas era o ayllu ou clã, grupo tribal onde o chefe era o membro mais velho. Cada ayllu escolhia dez homens para o serviço militar, cultivo da terras e trabalho nas minas e na construção de obras públicas. Juntos, os ayllus formavam distritos, que integravam as quatro regiões em que se dividia o império.
A organização social obedecia uma rígida hierarquia. O inca (imperador), venerado pelo povo como filho do Sol, exercia o poder supremo e era o chefe temporal e religioso do povo.
Para preservar a pureza da dinastia, casava-se com a irmã mais velha, embora lhe fosse facultado manter várias concubinas, e o império transmitia-se a um filho legítimo, não necessariamente o primogênito. A aristocracia, composta de membros da família do imperador, ocupava os altos cargos do império e possuía as melhores terras.
Educação
Entre os Incas existia uma elite formada por funcionários, chefes valorosos e mesmo por chefes vencidos que haviam sido integrados ao império. Os filhos das pessoas que compõem essa elite eram educados nas escolas de Cuzco onde aprendiam história, astronomia, agrimensura, respeito a um deus supremo. Também lutavam, corriam, fabricavam armas e sandálias. A educação era severa, compreendendo jejuns e exercícios violentos que poderiam até resultar em morte.
Economia
A economia Inca era acima de tudo agrária e baseada no plantio de batatas e milho. A técnicas era muito básicas, pois eles não conheciam o arado.No entanto, os Incas desenvolveram um sistema de irrigação com canais e aquedutos. As terras pertenciam ao estado e eram repartidas, a cada ano, entre os vários "congressos" sociais. Não existia propriedade privada. Os nobres recebiam as melhores terras, que eram cultivadas pelas classe mais baixas. Na pecuária destacavam-se os rebanhos de lhamas, alpacas e vicunhas, que forneciam ao povo Inca, carne, leite e lã, e também eram usados no transporte. O comércio não era importante e não existia moeda. Os Incas construíram uma excelente rede de estradas que ligava Cuzco a todo o resto do império.
Comércio
O comércio entre os indígenas era feito através de trocas. Nas feiras podiam encontrar alimentos (milho, mandioca, feijão, mel etc) cerâmica, tecidos e instrumentos agrícolas. Os indígenas muitas vezes utilizavam-se de uma espécie de "serviço de crédito", ou seja, já tendo trabalhado, podiam receber alimentos.Contudo, o comércio não era grande porque parte considerável da população produzia o que necessitava. Não se conhecia o uso de moedas, embora os incas possuíssem um sistema numérico decimal pelo qual elaboravam sua contabilidade. Para favorecer a memorização, utilizavam-se dos quipus que consistia em uma série de cordinhas que indicavam as dezenas, centenas e os milhares, permitindo que fossem feitos levantamentos que serviam para controle do Estado. Funcionários especializados manipulavam os "quipus".
Agricultura
A agricultura era base da economia da época. Ao casar cada lavrador ganhava do repolidor de impostos de sua aldeia um lote de terra.
Estoma-se que os incas cultivaram 700 especies de vegetal.O sucesso de agricultura inca era a existência de estradas e trilhas que facilitavam a distribuição da colheita numa vasta região.As principais alimentos plantados eram batata, batata doce,milho, pimentas,algodão tomate amendoim e mandioca.
[Image]O plantio era feito em terraços e já era utilizada uma técnica de curva de nível e também utilizavam a irrigação. Os Incas utilizavam varas afiadas e arados para revolver o solo. Utilizavam a lama para transporte, lã, couro e carne e seus resíduos (esterco) para adubação do solo. Também foram os únicos a criarem gado. Os camponeses criavam alpaca, um tipo de mamífero do qual se obtinha lã.
Religião
Haviam uma rede de sacerdotes,escolhidos entre a nobreza.Que possuíam varias funções a manutenção dos templos, realização de sacrifícios, adivinhações, curas milagrosas, até feitiçaria e oraculo.A grande maioria dos cultos e cerimonias religiosas eram em homenagem ao deus Sol. Os sacerdotes também tinham a função de ensinar e divulgar ,junto com historiadores oficiais, mitos ,lendas históricas sobre os incas.E interessante notar que existia uma religião para a nobreza e outra divulgada para população mais pobre.