como o ser humano, deve praticar as ações, segundo Aristóteles, para ser, virtuoso? dê exemplo de uma virtude e dos vicios
Respostas
Resposta:
Ao analisar a temática das “virtudes”, Aristóteles parte da constatação de que a virtude não pode ser considerada como algo que está previamente consolidado nos homens, mas sim, coloca-se como uma disposição a ser desenvolvida.
Examinando as opiniões comumente divulgadas e no intuito de encontrar a origem das virtudes, o filósofo coloca como hipótese que ela se daria pela aprendizagem, pelo hábito ou por alguma outra espécie de exercício ou ainda pelo acaso.
Exemplo de virtudes:
Por voluntariedade entende-se a situação em que o homem sabe e deseja o que faz, ao contrário dos atos involuntários, que são marcados pela compulsão ou pela ignorância;
Por escolha, entende-se a capacidade de discernimento no momento da realização do ato, já que mesmo os animais podem realizar atos voluntários, visto que certo apetite pode motivá-los a agir, mas serão incapazes de escolher entre tal ou qual ato.
Por deliberação, entende-se uma operação que precede à escolha, consistindo no exame das possibilidades a partir de um princípio racional.
Por intenção, entende-se a finalidade buscada pelo agente.
Espero ter ajudado.