Bracht (1999) nos ajudou a perceber que a ênfase na nascente ciência no concreto, no mensurável, construiu-se com uma desconfiança muito grande sobre aquilo que percebemos pelo “nosso corpo”. Essa percepção, por sua vez, levou a numerosas e importantes defesas sobre o papel do corpo na construção de todas as nossas conquistas culturais, intelectuais e artísticas. Nesse sentido, alguns autores e ideias elaboradas no século XIX são importantes para pensarmos na existência de uma reflexão que dê ao corpo uma importância diferente daquela que é dada pelo olhar anatômico. HEROLD JUNIOR, Carlos. História da Educação Física. Maringá: UniCesumar, 2019. Diante do exposto e com base nos conhecimentos obtidos na disciplina, cite exemplos em que houve o culto ao corpo ao longo da história e momentos em que o corpo foi visto como algo negativo. Além disso, explique o motivo pelo qual esses fatos aconteceram.
Respostas
respondido por:
3
O culto ao corpo pode ser observado na sociedade diante dos momentos em que a luta e a guerra eram mais evidentes no mundo, como por exemplo, durante as civilizações de Esparta. Os espartanos eram pessoas fortes fisicamente em decorrência da vida que dedicavam à guerra. Os indivíduos mais admirados eram aqueles que tinham melhor desempenho durante as batalhas.
Em se tratando da menor valorização física, podemos citar as comunidades que exaltavam mais o pensamento e o raciocínio, onde o trabalho braçal passou a ser visto como marginalizado.
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás