• Matéria: Filosofia
  • Autor: maria45153
  • Perguntado 7 anos atrás

Me ajudem prf urgente??

1.Por que filosofia e ciência tem bases racionais?​

Respostas

respondido por: darlann72
1

Resposta:

A ciência e a filosofia são duas áreas bem diferentes, com diversas características próprias. Confira neste artigo de forma detalhada o que uma área a difere da outra, além de suas principais definições e as suas características.

Explicação:

Ciência

Podemos associar a ciência a qualquer conhecimento ou prática sistemáticos, isto é, ciência é o sistema de obter conhecimento com base em um método científico, assim como ao corpo organizado de conhecimento obtido por meio de tais pesquisas. Vale citar que a ciência é o esforço para desvendar e elevar o conhecimento humano de como o Universo realmente funciona. E pode referir-se à investigação ou o estudo racional do Universo, relacionados à descoberta da verdade e/ou realidade universais e ao corpo organizado de conhecimentos obtidos por tais pesquisas ou estudos.

A ciência nada mais é do que o sistema de conhecimentos ou o conhecimento que compreende verdades gerais ou ainda a operação de leis gerais principalmente obtidas e testadas por meio do método científico. Vale citar que a palavra ciência possui diversos sentidos, que compreende o saber, ou seja, o conhecimento de algumas coisas que conduzem a vida ou os negócios, o conjunto dos saberes obtidos por meio da prática ou do estudo, e a hierarquização, organização ou a síntese dos conhecimentos por meio dos modelos e princípios gerais, como as teorias e as leis.

Podemos definir a ciência como algo único, ou seja, se um corpo do saber é feito diante dos rigores do método científico, este é ciência, do contrário, bastando para isto transcender em qualquer local o método científico, não o é.

Filosofia

A filosofia é o estudo dos problemas fundamentais associados à existência, aos valores morais e estéticos, ao conhecimento, à mente, à verdade e à linguagem. Quando abordamos estes problemas, saiba que a filosofia se distingue da religião e da mitologia pela sua ênfase e o seu foco em diversos argumentos racionais. A filosofia se diferencia das pesquisas científicas por normalmente não recorrer a processos empíricos em suas investigações. Vale ressaltar que entre os seus métodos estão a argumentação lógica, as experiências de pensamento, a análise conceptual, além de diversos outros métodos a priori.

É interessante citar que no século XX, a filosofia se tornou uma disciplina profissionalizada das universidades, similar às outras disciplinas acadêmicas. Dessa forma, ainda se tornou menos geral e mais especializada. Saiba que por motivos de conveniência e especialização, agrupamos os problemas filosóficos em subáreas temáticas, como a epistemologia, a metafísica, a estética, a lógica, a ética, e a filosofia política.

Perguntas similares