Respostas
Resposta:
A coleta de lixo é uma atividade que traz riscos tanto à saúde quanto à integridade física dos trabalhadores, começando pelo próprio objeto da atividade: o lixo.
O lixo orgânico, por si só, já oferece alto nível de perigo, pois pode estar contaminado por secreções contendo vírus, bactérias e fungos, produtos químicos e substâncias tóxicas. Mas o principal motivo de acidentes é que as pessoas não têm o hábito de separar e acondicionar corretamente o lixo. Logo, o trabalhador nunca sabe o que está coletando e o risco de se ferir com objetos cortantes e perfurantes é altíssimo.
Podemos mencionar ainda o grau de esforço físico necessário: na maioria das vezes, os coletores sobem e descem do caminhão o dia todo, correm para apanhar os sacos e ainda precisam retirá-los de lixeiras altas. O resultado são lesões musculares, articulares e até mesmo quedas e atropelamentos.
Some-se a tudo isso a exposição constante à radiação solar, variação de temperatura, chuvas, vibração, ruído, umidade, poeira, animais de rua e risco de acidente durante a compressão do lixo e a descarga do caminhão.
Explicação: