Classifique os verbos de acordo com a transitividade verbal letra a:ele comeu muito hoje B: A polícia examinava os carros C : confie meus planos a Felipe D : Dona Dulce aprontou o almoço para o marido E: A água já ferveu
Respostas
Resposta:
a) verbo intransitivo
b) Verbo transitivo direto
c) Verbo transitivo indireto
d) Verbo transitivo direto
e) Verbo Intransitivo
Explicação:
a) ele comeu muito hoje
Quem come algo, come alguma coisa... Como de costume o verbo "comer" geralmente é transitivo direto. Entretanto nessa frase específica ele está como verbo intransitivo porque não tem complemento. "muito hoje" é adjunto adverbial de intensidade e tempo, e advérbio não atua como complemento do verbo. Por isso ele está como intransitivo nessa oração.
b) A polícia examinava os carros
Quem examina, examina algo, examina alguma coisa, examina alguém, examina o quê??? Examina os carros. O objeto não exige preposição, se não exige preposição é um objeto direto, se é um objeto direto a transitividade do verbo é direta também. Logo Objeto direto e verbo transitivo direto.
c) confie meus planos a Felipe
Quem confia, confia à alguém, confia em quem? A Felipe, Existe uma presença de preposição, esse A é preposição. Se tem preposição o objeto é indireto e se o objeto é indireto a transitividade vai ser indireta. Logo, objeto indireto e Verbo transitivo indireto
d) Dona Dulce aprontou o almoço para o marido
Quem apronta, apronta algo, apronta alguma coisa, aprontou o quê??? O almoço, o complemento não exige preposição, se não exige preposição o objeto vai ser direto, se o objeto é direto, a transitividade também vai ser direto. Logo, objeto direto e Verbo transitivo direto
e) A água já ferveu
Observe que o verbo não tem complemento nenhum, "Á água" é meu sujeito e "já ferveu" é minha locução adverbial, se não existe complemento ele é intransitivo.
Dica: Sempre que fizer uma analise procure sempre o verbo, ele vai te dar a resposta de tudo, caso você queira descobrir a transitividade de tal verbo faça a pergunta para ele.
Ex: Pedro comeu uma maça
Quem come, come alguma coisa, então Pedro comeu o quê? Resposta: Uma maça
A minha resposta é meu complemento, existe alguma preposição nesse complemento? Não, porque "uma" é artigo indefinido, concorda?
Se não existe preposição o objeto é DIRETO
E se o objeto é direto, o verbo é transitivo DIRETO
Outro ex: Pedro acredita em Deus
Quem acredita, acredita EM alguma coisa, acredita EM algo, viu que agora existe uma preposição? Se existe preposição o meu complemento é um objeto indireto e se meu complemento é objeto indireto, o meu verbo vai ser transitivo indireto.
E quando não houver complemento nenhum do verbo, o verbo vai ser intransitivo e não vai existir objeto nenhum, porque o verbo não exige que tenha complemento.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida estou à disposição...