"Maquiavel sustentou a existência de ciclos de governo. Partir-se-ia de um Estado anárquico, que caracterizaria o início da vida humana em sociedade. A necessidade de proteção externa e organização interna levou à adoção da monarquia, que num primeiro momento era eletiva e posteriormente passou a ser hereditária. Degenerada, a monarquia deu lugar à tirania e para combatê-la, determinado grupo de pessoas tomou o poder, fazendo nascer a aristocracia, tendo em vista o bem comum. Todavia, essa forma de governo também estaria susceptível à deturpação, por meio de sua utilização em proveito próprio, fazendo surgir a oligarquia. O povo, não suportando mais os males e abusos da oligarquia, resolveria governar a si mesmo e inauguraria o governo democrático. No entanto, ele não estaria protegido do processo de degeneração, o que ensejaria o surgimento da demagogia. A partir disso, as pessoas passariam a utilizar o governo em proveito próprio e retomaríamos a condição de anarquia, ou seja, ao estágio inicial que estudamos."
Com base no texto acima, nas aulas e no material didático, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Maquiavel é um exemplo clássico de pensador contratualista, haja vista supor o contrato social como elemento necessário na transição dos diferentes ciclos de governo entre a anarquia até a democracia.
b)
Maquiavel é o único pensador a realizar uma tipologia dos governos, isto é, uma classificação das diferentes espécies de governo, o que lhe caracteriza a cientificidade teórica.
c)
A concepção cíclica de governos pode ser compreendida como uma forma de explicação para a história da política. Das diferentes degenerações de cada forma, surge uma nova, retornando ao início do ciclo e assim dar-se-ia o desenvolvimento histórico.
d)
A pensamento maquiavélico é caracterizado por uma linha contínua de desenvolvimento progressivo das diferentes formas de governo. Assim, não existem retornos, nem retomadas de antigas formas de poder, surgindo sempre novos tipos de governo.
e)
Maquiavel defende abertamente a democracia enquanto melhor forma de governo. Segundo ele, os melhores esforços dos governantes devem ser no sentido de preservar o governo do povo.
Respostas
É correta a alternativa C.
Para Maquiavel os governos se sucederiam, sem necessariamente criar uma linha puramente positiva de melhoras que se somam, havendo sempre avanços pontuais que são prosseguidos por corrupções e deturpações políticas, que fundam novos modelos em um ciclo político que tende a expandir a legalidade e o número de governantes até a deturpação total na demagogia, que daria início a um novo processo cíclico.
Não foi o único autor a separar os governos em tipos - Platão o fez séculos antes - e nem defendia claramente a democracia, e sim um modelo republicano moderado.
Resposta:
c)
A concepção cíclica de governos pode ser compreendida como uma forma de explicação para a história da política. Das diferentes degenerações de cada forma, surge uma nova, retornando ao início do ciclo e assim dar-se-ia o desenvolvimento histórico.