• Matéria: Português
  • Autor: calopss
  • Perguntado 7 anos atrás

UFG-GO
Redação:
tema:
‘’pânico moral: estratégia para promover a qualidade de vida ou para controlar a sociedade pelo medo?’’

Respostas

respondido por: pngustavo
33

Pânico Moral - Qual é o seu medo?

Como o próprio nome diz, pânico moral é um sentimento de medo, muitas vezes exagerado, de que algum mal possa acontecer.  

Desde o momento em que acordamos até o horário que decidimos fechar os olhos, o "medo" é enraizado em nossa mente como uma realidade implacável à qual devemos nos proteger.  

A neurociência do comportamento já apontou que tudo o que fazemos na vida é pela busca do prazer ou principalmente pela fuga da dor, ou seja, antes mesmo de buscarmos o que nos faz bem, iremos evitar o que julgamos nos poder fazer mal. Com essa questão em mente, o questionamento é: Como o "pânico moral" influência os nossos comportamentos?  

Os gráficos da area de saúde estão aí para nos mostrar o quanto as doenças como ansiedade e depressão tem aumentado nos últimos tempos.  

Se esses números não são um alerta de que a mentalidade da sociedade deve ser alterada, são no mínimo um dado para começarmos a pensar sobre isso.  

Outro ponto a se refletir é no quanto o "panico moral" que até então é algo relacionado a visão das possíveis ameaças que temos e devemos nos prevenir, como uma sociedade, ao contrário do que se prega, não acaba tornando os indivíduos ainda mais individualistas, afinal, em sua grande maioria, como poderemos viver uma vida de prazer, desfrutar e colaborar com uma vida em sociedade, sendo que ao ligarmos a TV aprendemos que o simples ato de  sair na rua, pode não ser uma boa ideia.  

Passamos a fazer tudo por medo!  

Medo de ficar sozinho em casa, pois pode ser considerado algo depressivo. Medo de se expor e ser julgado pelo mundo físico e/ou virtual. Medo de sair e sofrer um acidente ou ser roubado, mas também existe o medo de não sair e perder o emprego e não poder alimentar os filhos.  

Enfim, na minha opinião, no momento atual, o pânico moral tem mais nos limitado do que ajudado. Ele se tornou uma forma de controle da sociedade que acredita ser livre e ter livre arbítrio, mas que na verdade, só escolhe fazer o que lhe dá menos medo.

respondido por: viniciusrm19
1

A temática de "pânico moral" está associado ao conceito sociológico de criar medo nas pessoas para que possam cumprir regras, de forma que caso contrário, poderão estar submetidas a penas.

Pânico Moral na Sociedade

O pânico é um sentimento bastante negativo, associado à intensificação do medo. Muitos estudiosos alegam que o pânico é utilizado pelo governo como uma forma de se controlar as pessoas, mantendo-as alinhadas.

Existe grande discordância sobre sua utilização, no sentido de que alguns acreditam ser positivo, por manter a harmonia social, outros, acreditam possibilitar a formação de distúrbios psicológicos, reduzindo-se a qualidade de vida.

Mais sobre pânico moral na sociedade: brainly.com.br/tarefa/24083400

Anexos:
Perguntas similares