Em uma dada espécie de abóbora, a interação de dois pares de genes condiciona a variação fenotípica dos frutos. Frutos na forma discoide são resultantes da presença de dois genes dominantes. A forma esférica deve-se à presença de apenas um dos dois genes dominantes. Já a forma alongada é determinada pela interação dos dois genes recessivos.
De acordo com as informações, o cruzamento entre uma abóbora esférica duplo homozigota com uma abóbora alongada resulta, na linhagem F1, em uma proporção fenotípica de:
a) 6/16 alongada
b) 8/16 esférica
c) 9/16 discoide
d) 16/16 alongada
e) 16/16 esférica
Respostas
Resposta: E
Explicação: A questão fala para realizarmos o cruzamento de um duplo homozigoto (AAbb) e uma abóbora alongada, que é aabb.
Desta maneira, temos que encontrar os gametas que AAbb (1) e aabb (2) geram por meiose, que estão representados a seguir:
(1) AAbb --> 4 gametas Ab
(2) aabb --> 4 gametas ab
Agora que sabemos os gametas formados, basta efetuar a fecundação, ou seja, juntar todos os gametas.
Como o indivíduo (1) só gerou gametas Ab e o indivíduo (2) só gerou gametas ab, os "filhos" serão 100% Aabb, de fenótipo esférico.
Segue imagem representativa do cruzamento:
e) 16/16 esférica.
Para a resolução da questão devemos considerar um cruzamento de um duplo homozigoto (AAbb) e uma abóbora alongada (aabb).
Para encontrar os gametas gerados através de meiose por AAbb (1) e aabb (2), temos que:
fenótipos - genótipos
discoide - A_B_
esférica - A_bb ou aaB_
alongada - aabb
pais: AAbb x aabb
gametas: Ab ab
Filhos: 100% Aabb (esféricas)
Dessa forma, a proporção fenotípica é de 16/16 (100% Aabb) esféricas.
Bons estudos!