O mercantilismo foi uma doutrina econômica preponderante na Europa dos séculos XVI a XVIII e teve um papel muito importante para o crescimento econômico daquele continente, assim como para a colonização do Brasil. Porém, como modelo econômico, começou a se esgotar no século XVIII, sofrendo ataques de uma nova elite comercial e dos primeiros defensores do liberalismo econômico. Tendo isto em mente, descreva o contraste entre o papel do Estado no mercantilismo e no liberalismo econômico
Respostas
O mercantilismo foi a consequência da ampliação da economia e o liberalismo era baseado na liberdade individual.
Para se estabelecer uma nova política de mercado o liberalismo teve que combater as políticas do mercantilismo com o intuito de unificar o mercado interno.
O papel do estado no liberalismo econômico era de combater o mercantilismo, atendendo as necessidades do capitalismo. O pressuposto básico da teoria liberal era a emancipação da economia de qualquer dogma externo a ela mesma.
O liberalismo era contrário a esse controle econômico do Estado na economia, pois acreditavam que o Estado deveria servir o indivíduo e que as atividades do governo deveriam ser controladas pela sociedade.
Espero ter ajudado!
Resposta: No mercantilismo o Estado tinha um papel centralizador, autoritário e absolutista, financiando expedições marítimas, regulando impostos e concedendo monopólios á burguesia.
Explicação: No caso do liberalismo econômico o Estado assume um papel de combate ao mercantilismo, com o intuíto de atender as necessidades do capitalismo. O Estado não interfere ou pouco interfere na economia, pois os cidadãos devem ter livre iniciativa para produzir e comercializar, sendo responsáveis por si mesmos.