Pesquise
sobre os principais pensadores pré-socráticos, indicando, respectivamente o elemento
constitutivo de todas as coisas.
Respostas
Resposta:
Os filósofos pré-socráticos são aqueles que vieram antes de Sócrates e buscavam descobrir e explicar o "Arché", também chamado de "Princípio de Todas as Coisas".
Os principas filosofos/pensadores pré-socráticos são:
Tales de Mileto (624 a.C.-548 a.C.): Foi considerado o primeiro filósofo, pois ele buscou explicar de forma puramente racional o Princípio de Todas as Coisas Tales acreditava que a água era o principal elemento, ou seja, era a essência de todas as coisas.
Anaximandro de Mileto (610 a.C.-547 a.C.): discípulo de Tales para Anaximandro o princípio de tudo estava no infinito, denominado “ápeiron”, uma espécie de matéria infinita.
Anaxímenes de Mileto (588 a.C.-524 a.C.): discípulo de Anaximandro, para Anaxímenes o princípio de todas as coisas estava no elemento ar.
Heráclito de Éfeso (540 a.C.-476 a.C.): considerado o “Pai da Dialética”. Explorou a ideia do devir (fluidez das coisas, mudança contínua). Para ele, o princípio de todas as coisas estava contido no elemento fogo.
Pitágoras de Samos (570 a.C.-497 a.C.): filósofo e matemático nascido na cidade de Samos, para ele os números foram seus principais elementos de estudo e reflexão, do qual se destaca o “Teorema de Pitágoras”.
Parmênides de Eléia (530 a.C.-460 a.C.): discípulo de Xenófanes. Para ele, o Arché seria o "ser" e o "não ser". Segundo Parmênides, o ser possui as seguintes características:
a) é eterno
b) é incriado (porque ele já existia em potência, portanto, não pode ser criado)
c) é imutável
d) é um
Demócrito de Abdera (460 a.C.- 370 a.C.): Demócrito foi discípulo de Leucipo. Para ele, o átomo era o princípio de todas as coisas, desenvolvendo assim, a “Teoria Atômica”.
Obs: Os sobrenomes descritos acima são, na verdade, a cidade onde eles nasceram.