Em 1877, Edward Burnett Tylor empregou o termo “cultura”, pela primeira vez, para referir-se a todos os produtos comportamentais, espirituais e materiais da vida social humana. Desde então, os sentidos mais antigos e restritos desse termo foram perdendo terreno. (Adaptado de MINTZ, Sidney W. Cultura: uma visão antropológica. Tempo, Niterói, v.14, n. 28, junho, p.223-237, 2010 [1982].)
Assinale a única opção, abaixo, que traz uma afirmação que NÃO está em conformidade com aquela tentativa de definição de “cultura”.
Escolha uma:
a. Há pessoas que vivem em sociedade e não têm cultura.
b. O conjunto de produções humanas materiais ou imateriais constituem-se em “cultura”.
c. Ao remeter a comportamentos, valores, crenças e regras morais que caracterizam uma sociedade, pode-se afirmar que a cultura é a identidade de um grupo.
d. Manifestações artísticas de um determinado grupo fazem parte da cultura humana.
e. Cultura é uma propriedade social que possibilita a transmissão de ideias e tecnologias entre grupos humanos.
Respostas
respondido por:
7
a. Há pessoas que vivem em sociedade e não têm cultura.
Todas as outras alternativas apresentam informações relacionadas ao aspecto social, moral e ético do conceito de cultura, ao passo que esta alternativa não se mostra coerente com o descrito pelo autor.
Dessa forma, sabe-se que a cultura é identificada como o conjunto de valores e concepções de um povo, que podem ser transmitidos a outros de forma positiva.
valeriammgomes:
Agradeço, estava em dúvida sobre essa questão também!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás