• Matéria: Psicologia
  • Autor: Anônimo
  • Perguntado 9 anos atrás

Você estudou que não existe apenas um paradigma teórico, muito menos uma teoria da Psicologia e sim, diversos paradigmas teóricos e para cada um desses, diversas teorias. Pode afirmar que segundo uma determinada corrente teórica, a mente humana é como um complexo processador de informações, cujos produtos são pensamentos, sentimentos, linguagem, motivação, armazenamento de memórias, formação de conhecimentos, formas de atenção, execução de comportamentos motores etc.. Estamos tratando da(o):

Alternativas:

a) Psicologia Humanista
b) Behaviorismo
c) Psicanálise
d) Psicologia Histórico-Cultural
e) Psicologia Cognitiva

2) A Psicologia do Desenvolvimento é um dos campos de estudo e pesquisa que dá sustentação para estudos e pesquisas em Psicologia da Educação. O Desenvolvimento Humano, foco de nossa disciplina, é causado:

a) Apenas por fatores maturacionais orgânicos determinados pela programação biológica do ser humano.
b) Apenas por fatores empíricos (ambientais) que possibilitam ao ser humano viver experiências causadoras de mudanças (aprendizagem).
c) Por fatores maturacionais orgânicos determinados pela programação biológica do ser humano e por fatores empíricos (ambientais) que possibilitam ao ser humano viver experiências causadoras de mudanças (aprendizagem).
d) Restritamente por fatores econômicos relacionados ao equilíbrio de balanças comerciais e bolsas de valores.
e) Apenas pelos avanços tecnológicos e industriais que garantem boa qualidade de vida para toda população.

3) Em nossa aula sobre Desenvolvimento Psicossexual segundo Freud, dissemos que a estrutura da personalidade é formada por Id, Ego e Superego. O modo como somos educados nas diferentes fases do desenvolvimento da personalidade afeta esta estrutura. A função do Superego seria:

a) Equilibrar as pressões do Id e do Ego, cedendo um pouco para um e um pouco para o outro.
b) Reprimir os impulsos do Id, uma vez que o Superego á a parte de nossa personalidade formada por leis, regras e normas sociais morais da cultura.
c) Manter a auto-estima da pessoa, tornando o Ego um Superego.
d) Manifestar impulsos dirigidos a objetos de desejo, sendo a fonte da motivação humana para a vida, para o prazer.
e) Superar conflitos, ou seja, nos trazer alívio para os conflitos de consciência que nos torturam.

4) Entre os 3 e os 5 anos de idade a criança passaria, segundo Freud, pelo estágio ou fase Fálica, quando deve ocorrer a famosa resolução do Complexo de Édipo. A excessiva repressão sofrida pelos meninos quando passam por esta fase:

a) Pode gerar medo da castração e consequentes sentimentos de culpa que podem acompanhar as pessoas em seu desenvolvimento.
b) Pode gerar vergonha daquilo que produz, pois a repressão se dá na fase em que estão aprendendo a controlar os esfíncteres.
c) Pode gerar compulsão por levar coisas à boca e sentimentos de dependência para com as pessoas.
d) Nada pode gerar como impacto em sua personalidade, uma vez que aos 3 anos de idade já temos nossa personalidade completamente formada
e) Pode gerar transtornos mentais como esquizofrenia, depressão e TDAH já aos 3 anos de idade.

5) A Reversibilidade é a característica fundamental que possibilita o pensamento lógico, aliás, pensamento lógico é pensamento reversível, segundo Piaget. Marque a alternativa que aponta o estádio do desenvolvimento cognitivo em que se inicia a Reversibilidade e a sua definição correta:

a) Estádio Pré-Operatório. Reversibilidade é a impossibilidade de conservar as transformações entre um momento e outro da realidade.

b) Estádio Operatório-Concreto. Reversibilidade é a capacidade de reverter mentalmente um processo de transformação já ocorrido até o seu momento inicial, anulando assim a ação interiorizada.
c) Estádio Sensório-Motor. Reversibilidade é a habilidade que a criança tem de imprimir ritmos de ida e volta ao movimentar objetos como brinquedos, por exemplo.
d) Estádio Operatório-Formal. Reversibilidade é a capacidade do adolescente de transformar o pensamento do adulto em um ponto contraditório, graças à flexibilidade cognitiva que tem.
e) Estádio Operatório-Concreto. Reversibilidade é a impossibilidade de conservar as transformações entre um momento e outro da realidade.

RESPOSTAS : 1-E 2-C 3-B 4-A 5-A Foi dereto

Respostas

respondido por: elizangelaramos3
9
1-e
2-c
3-b
4-a
5-b
respondi com sucesso
Perguntas similares