A partir do texto “Planejamento estratégico e planejamento participativo na gestão municipal: o caso do município de Porto Alegre - gestão 1989-93”, os autores apresentam uma série de questionamentos e reflexões. Dentre eles tem-se a seguinte pergunta: Até que ponto é possível ao governo ser transparente e garantir seus objetivos estratégicos? Assim, pergunta-se, a falta de transparência na gestão pública contribui para a concretização dos propósitos estratégicos de uma instituição pública? Posicione-se e argumente.​

Respostas

respondido por: winederrn
0

Na verdade, a falta de transparência na gestão pública contribui para o cometimento de ilícitos, como o suborno e corrupção.

Isso ocorre porque a não publicação dos atos oficiais de gestão dá espaço para a realização de práticas ilícitas dentro da máquina pública. Como consequência disto, tais ilícitos podem ser cometidos pelos próprios servidores ou por terceiros envolvidos em obras e prestação de serviços públicos (como as empresas prestadoras de serviços públicos).

Atenção: O Princípio da Publicidade (presente no Art. 37º da Constituição Federal, de 1988) é um dos mecanismos que garantem a transparência na gestão pública.

Sonhe, mas trabalhe duro!

Perguntas similares