• Matéria: História
  • Autor: silvanaduarte
  • Perguntado 9 anos atrás

tudo sobre marchaismo e suas consequencias doutrinas e praticas e os povos norte americano e sovieticos

Respostas

respondido por: madeireira
0
machismo é uma pessoa (homem) que quer ser o valentão ele pode bater ou matar uma mulher e ser preso  
respondido por: jujuba2004
0
 A Guerra Fria caracterizou-se por um constante estado de tensão, que estimulou a corrida armamentista, com a ampliação dos gastos militares. Esse estado de tensão foi ironicamente denominado de coexistência pacífica – uma coexistência baseada no equilíbrio do terror, já que tanto os EUA e a URSS possuíam armas nucleares suficientes para se destruírem (e ao resto do mundo) várias vezes. 

Outra característica do período foi a polarização ideológica extremada, com perseguições políticas, repressão e morte aos opositores internos de lado a lado. O macarthismo, nos EUA, e o stalinismo, no bloco socialista, foram as facetas mais visíveis dessa polarização, que, como não poderia deixar de ser, acabou estendendo-se aos países que orbitavam as esferas de influência das superpotências. 

A ideologia da Guerra Fria camuflou o aumento das desigualdades e das expropriações dos países do hemisfério sul em benefício dos países do hemisfério norte. Qualquer manifestação contrária à espoliação praticada pelos países capitalistas era interpretada como sendo de “inspiração soviética” – do inimigo, portanto, de imediata repressão. As desigualdades socioeconômicas aumentaram progressivamente, quer se comparando os países ricos com os países pobres, quer se comparando a distribuição interna de renda nos países isoladamente. O processo de concentração de riquezas ampliou-se, revelando a face perversa do capitalismo e a incompetência do socialismo real.
Perguntas similares