O que é moeda? Qual o volume de moeda disponível na economia brasileira? Qual o objetivo da política monetária? Quais os instrumentos de politica monetária?
Respostas
A moeda consiste como um meio de troca, em que ocorrem as transações monetárias, ou seja, a moeda é aquilo que se aceita para liquidar suas obrigações e pagar pelos bens e serviços. Ela é o instrumento básico para se operar no mercado, uma vez que um indivíduo ao vender seu produto receberá uma moeda como pagamento, e, por conseguinte, terá moeda para comprar o que lhe for de interesse.
Além da função de ser um meio de troca, a moeda é, também, um denominador comum de valor, isto é, ela é o referencial das trocas, onde fornece um padrão para que as demais mercadorias sejam cotadas.
Uma outra função da moeda é atuar como reserva de valor, na qual ela é uma forma de se medir a riqueza, posto que ela preserva o poder de compra ao longo do tempo.
No Brasil, o volume de moeda disponível é responsabilidade do Banco Central e este, por sua vez, não costuma disponibilizar esse volume, mas o que se sabe é que geralmente ele corresponde a 4% do PIB.
A política monetária corresponde ao controle da moeda de oferta no mercado, isto é, ela é um meio de equilíbrio e controle da moeda para que se atinja os objetivos da política econômica global do governo. Tem como objetivos promover:
1. O crescimento e o desenvolvimento econômico;
2. O mais alto nível possível de emprego e manutenção de sua estabilidade;
3. O equilíbrio nas transações econômicas com o exterior;
4. A equidade na distribuição da riqueza e das rendas.
Para atingir estes objetivos e realizar suas ações, a política monetária se valem de instrumentos diretos e indiretos, como o Recolhimento Compulsório, Redesconto Bancário, Operações com títulos Públicos, Controle e Seleção de Crédito e Persuasão Moral.