Um microscópio utilizado em um laboratório didático de biologia é composto por duas lentes esféricas: uma ocular O e uma objetiva B. Sobre a
lâmina, é posicionado uma amostra que servirá como o objeto real R. O observador verá uma imagem virtual l desse objeto pela ocular. Nesse
contexto, analise as seguintes afirmativas:
I.Tanto a lente o quanto a lente B são convergentes e o objeto real R deve estar posicionado entre o ponto antiprincipal e o foco de B.
II. A lente O é convergente enquanto a lente B é divergente. A imagem I deve estar posicionado entre o foco e o centro óptico de O.
III. A lente O é convergente enquanto a lente B é divergente e o objeto real R deve estar posicionado entre o foco e o ponto antiprincipal de O.
IV. Tanto a lente o quanto a lente B são convergentes e a imagem I deve estar posicionado entre o foco e o centro óptico de O.
V. Tanto a lente o quanto a lente B são convergentes e o objeto real R deve estar posicionado entre o foco e o centro óptico de B.
Está correta
a)apenas IV
b)apenas I
c)apenas III
d)apenas V
e)apenas II
Respostas
I.Tanto a lente o quanto a lente B são convergentes e o objeto real R deve estar posicionado entre o ponto antiprincipal e o foco de B.
Um microscópio consite em um instrumento óptico que é formado por um lentes esféricas convergentes. Nesse caso, temos uma associação de lentes separadas.
As lentes do microscópio são chamadas de lente objetiva e lente ocular. A lente objetiva é uma lente convergente que se localiza próxima ao objeto que se deseja olhar, enquanto a lente ocular é a que se localiza próxima ao observador.
Um microscópio composto amplia a imagem de um objeto e essa ampliação equivale ao produto da ampliação de cada uma das lentes convergentes associadas.
O ponto antiprincipal de uma lente equivale ao ponto cuja distância ao eixo principal é igual ao dobro da distância focal.
Dessa forma, a afirmativa correta é apenas a I