Respostas
Resposta: Lembre-se da Lei de Conservação das Massas de Lavoisier "Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Explicação:
Pelo método das tentativas você conta o número de átomos dos reagentes e dos produtos pelo método MACHO, primeiro você começa acertando os metais, depois os ametais, depois o carbono, depois o hidrogênio e por último o oxigênio. Exemplo: HCl + Zn → ZnCl2 + H2
Olha, você começa observando o metal, no caso o Zn (zinco) e vê se tem a mesma quantidade tanto no reagente, tando no produto, após isto, você vai verificar a quantidade dos metais no caso o Cl (cloro), observando dá para notar que há 2 moléculas de cloro nos produtos e 1 molécula de Cloro nos reagentes, aí você segue o princípio de Conservação das Massas. Você vai colocar o coeficiente estequiométrico na frente do reagente Cloro para a equação ficar balanceada, logo temos 2HCl + Zn → ZnCl2 + H2, feito isso, agora você possui o mesmo número de Cl em ambos os lados. Verifica-se depois a quantidade de Carbono, que no caso nessa equação não possui e depois a quantidade de Hidrogênio sendo que tem 2 moléculas de H nos reagentes e 2 no produto, logo pode-se concluir que a equação está balanceada! :D Beleza? Espero ter ajudado!