“Abria-se a possibilidade que Portugal ficasse nas mãos do reino vizinho, aspecto com o qual a maior parte da nobreza portuguesa concordava [...]. Neste meio tempo, D. João conseguiu apoio de parte da nobreza, da população pobre de Lisboa e de outros homens da cidade (como os mercadores e membros dos conselhos) para assumir o poder, o que ficou conhecido como a “Revolução de Avis”. Adaptado. ZIERER, Adriana. D. João I, o iniciador da Dinastia de Avis entre a identidade portuguesa e a alteridade. Maranhão. 2014. De acordo com o texto, D. João I recebeu apoio: A do rei da Espanha. B de toda a alta nobreza. C da burguesia urbana. D dos escravos e camponeses.
Respostas
respondido por:
0
Sobre o apoio recebido com dom João VI, temos que a resposta certa é a: . C da burguesia urbana.
Isso porque o reino de Portugal passou por diversas instabilidades econômicas durante o tempo em que o Brasil foi sua colônia.
Nesse sentido, além da Revolução de Avis ainda tivemos as invasões napoleônicas que causaram a fuga da família real para o Brasil.
Importante notar que todas essas rupturas na monarquia portuguesa geraram uma instabilidade em vários aspectos o que culminou no enfraquecimento do poder colonial.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás