De acordo com os textos “O poder libertador da literatura”; “Afinal, o brasileiro lê pouco?”, e “Os 10 romances mais importantes da literatura brasileira”, pertencentes a coletânea Ética, Cultura e Arte, analise as assertivas que seguem: I.Antonio Candido chama de literatura todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o folclore até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita. II.A Literatura se relaciona com os direitos humanos de duas formas: através de seu intrínseco caráter humanizador e servindo como crítica social e explícito questionamento sobre os direitos humanos. III.Os livros mais lidos, hoje, pelos jovens costumam estar associados a fenômenos culturais que não se limitam a um dado livro, mas envolvem adaptações e recriações variadas. IV.Miguel Sanches Neto considera “A paixão segundo G.H.” o romance mais importante de Clarice Lispector. Esse livro é marcado por uma estrutura solta, que não tem começo nem fim – inicia e termina com reticências. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: III, apenas. Alternativa 2: I e II, apenas. Alternativa 3: II e IV, apenas. Alternativa 4: I, III e IV, apenas. Alternativa 5: I, II, III e IV.
Respostas
Resposta:
CORRETA a Alternativa 5: I, II, III e IV.
Explicação:
I. VERDADEIRRO, vide p. 22 da apostila Ética, Cultura e Arte. “Chamarei de literatura, da maneira mais ampla possível, todas as criações de toque poético, ficcional ou dramático em todos os níveis de uma sociedade, em todos os tipos de cultura, desde o que chamamos folclore, lenda, chiste, até as formas mais complexas e difíceis da produção escrita das grandes civilizações”.
II. VERDADEIRRO, vide p. 22 da apostila Ética, Cultura e Arte. “Em suma, a Literatura se relaciona com os direitos humanos de duas formas: através de seu intrínseco caráter humanizador e servindo como crítica social e explícito questionamento sobre os direitos humanos.”.
III. VERDADEIRRO, vide p. 24 da apostila Ética, Cultura e Arte. Os livros mais lidos hoje pelos jovens costumam estar associados a fenômenos culturais que não se limitam a um dado livro, mas envolvem adaptações e recriações as mais variadas, abarcando filmes, vídeos, peças teatrais, música, videogames, moda, HQ, TV, sites, espetáculos multimídia, aplicativos, enfim, uma grande diversidade de produtos que vinculam cultura e consumo e convidam permanentemente à múltipla fruição e ao trânsito entre linguagens e suportes, fundindo-se variadas modalidades.
IV. VERDADEIRRO, vide p. 26 da apostila Ética, Cultura e Arte. “8. A paixão segundo G.H. (1964), de Clarice Lispector: É o livro mais importante de Clarice Lispector, marcado por uma estrutura solta, que não tem começo nem fim — inicia e termina com reticências. O que o leitor acompanha é parte dos intermináveis questionamentos de uma narradora atormentada pela necessidade de se conhecer, ampliando metaforicamente o eu e o agora até os primórdios da vida no planeta.”