Respostas
Explicação:
As plantas medicinais são plantas utilizadas na cura e tratamento de doenças, na visão popular. Nem tudo aquilo que o povo usa para tratar determinada doença é bom e realmente serve. As pessoas precisam tomar conhecimento de que, mesmo sendo um medicamento natural, as plantas podem causar problemas de saúde se forem usadas de maneira errada.
Para aliviar as dores e curar o corpo e a mente, desde há muito o homem tem se valido de todos os recursos ao seu dispor possíveis. Assim, experimentando e acreditando nos bons efeitos dos elementos naturais para a conservação ou recuperação da saúde, todos os povos fizeram uso das plantas com finalidade terapêutica.
As vantagens de utilizar as plantas medicinais é que se trata uma alternativa barata e de fácil obtenção, porque as plantas podem ser encontradas até mesmo nas vizinhanças de casas. Além disso, muitas plantas já tiveram sua eficácia comprovada pelos cientistas. Além disso, remédios naturais quase sempre causam menos efeitos colaterais nas pessoas. Ou seja, as plantas não só curam como não costumam fazer mal a quem as utiliza (o que nem sempre acontece com os remédios comuns).
Utilizar apenas plantas medicinais resolve qualquer problema de saúde?
Só se deve utilizar uma planta medicinal quando não restar dúvidas sobre a sua identidade e utilidade. É necessário saber quando e como utiliza-las, pois elas tem princípios ativos diferentes.
É bom lembrar que, de maneira geral, toda planta medicinal é tóxica . O que isto quer dizer? Quer dizer que se uma planta for usada incorretamente poderá prejudicar a saúde, causando acidentes leves, graves e até fatais.
Dependendo da doença é necessário acompanhamento médico, pois a doença pode ser mais grave do que se pensa e o estado do doente pode se agravar. Evite usar plantas medicinais no tratamento de doenças graves, só o faça se o seu médico tiver conhecimento.
Da mesma forma que os medicamentos industrializados, os preparados de plantas medicinais também possuem prazo de validade, isto é, o período em que eles podem ser consumidos em boas condições.
O Brasil é um dos países que dispõe da mais ampla e diversificada fauna e flora, possuindo milhares de plantas medicinais. Grande parte foi descoberta pelos índios e, também, por estrangeiros que vieram visitar ou morar em nosso país e que trouxeram de seus locais de origem e culturas conhecimentos sobre as mesmas.
Além de possuírem propriedades medicinais, as plantas podem ser aromáticas e condimentares, muito usadas na aromaterapia e na culinária, respctivamente.