• Matéria: Filosofia
  • Autor: edmaraams
  • Perguntado 7 anos atrás

De acordo com Edwin Palmer, somente através da revelação o homem alcança o verdadeiro entendimento das coisas. Pela revelação, Deus se manifesta ao homem e também revela a verdadeira natureza dos seres que povoam o mundo, tanto a dos homens como a dos objetos naturais ”[...] “É interessante advertir que inclusive a primeira revelação, a revelação geral, não se pode captar bem sem conhecer a revelação especial e sem o poder iluminador do Espírito na mente do homem. Isto se deve ao fato de que o homem é espiritualmente cego devido ao seu próprio pecado (PALMER, s/d, p. 47-50)
COSTA, Hermisten Maia Pereira da; LUIZ, Roney de Carvalho. Reimpressão Maringá-Pr.: UniCesumar, 2018.

A partir do texto acima e do conteúdo estudado, analise as alternativas abaixo:

I. O conhecimento de nossa limitação não é inato; antes é precedido pela revelação. Sem a revelação de Deus não há teísmo, ateísmo nem agnosticismo.
II. Nós não somos a medida de todas as coisas nem o ponto de partida, somos o fim da Revelação graciosa de Deus
III. Revelação Especial ou Escritura como fonte da Teologia é a área onde o homem é agente ativo que impõe sobre as Escrituras para descobrir ou tirar dela o conhecimento de Deus.
IV. Deus se revela ao homem, mas apenas para alguns fornece os meios para a compreensão desta revelação.

É correto o que afirma em:

Alternativas


Alternativa 1:
I, II, III

Alternativa 2:
I, II, IV

Alternativa 3:
I, III, IV


Alternativa 4:
II, III, IV

Alternativa 5:
III, IV

Respostas

respondido por: elamambretti
1

Sobre Edwin Palmer e a Teologia Reformada:

É correto o que se afirma em: Alternativa 1:  I, II, III

I. correto. O conhecimento de nossa limitação não é inato; antes é precedido pela revelação. Sem a revelação de Deus não há teísmo, ateísmo nem agnosticismo.

Sem a revelação o homem não teria conhecimento de Deus e ignoraria até a sua própria ignorância.

II. correto. Nós não somos a medida de todas as coisas nem o ponto de partida, somos o fim da Revelação graciosa de Deus

Somos muitas vezes levados a pensar no homem "como a medida de todas as coisas": como se a solução de todos os seus problemas estivesse simplesmente na capacidade de olhar para dentro de si.

Sem desmerecer a reflexão e a auto-análise, não é concebível que a essência do homem possa ser determinada em si e por si. Para que possamos entender melhor o que somos precisamos da revelação graciosa de um Deus perfeito, em que somos sua imagem e semelhança.

III. correto. Revelação Especial ou Escritura como fonte da Teologia é a área onde o homem é agente ativo que impõe sobre as Escrituras para descobrir ou tirar dela o conhecimento de Deus.

A Revelação Especial ou a Escritura como fonte da Teologia refere-se a uma área de estudo sobre a qual, o homem como agente ativo, faz uma triagem e compreensão das Escrituras, para descobrir ou tirar dela o conhecimento de Deus.

IV. incorreto. Deus se revela ao homem, mas apenas para alguns fornece os meios para a compreensão desta revelação.

Deus se revela ao homem e, mais  uma  vez,  ativamente fornece os meios para a compreensão desta revelação: o Espírito  Santo.

Bons estudos!

Perguntas similares