Respostas
Nicolau Maquiavel marcou a história do pensamento político enquanto Ciência autônoma. Como uma figura representante do Renascimento, substitui o teocentrismo pelo antropocentrismo, trazendo à tona a valorização do homem.
Desenvolveu o conceito de Virtú, como um conjunto de qualidades necessárias a levar um governante ao êxito político, muito embora, essas qualidades estejam ligadas a um relativismo político, em que o príncipe deve saber agir em diversas situações, mesmo que para isso, tenha que agir desvinculando-se da bondade ou justiça.
Considerou a história, como a fonte mais eficaz dos ensinamentos políticos, contribuindo com desenvolvimento da política como uma ciência autônoma, que possou a ter uma ética e uma lógica próprias.
Johannes Kepler foi uma das figuras chave da “Revolução Científica” dos séculos XVI e XVII. Com uma obra que se situa historicamente entre o heliocentrismo coperniciano e a física newtoniana, foi ele que estabeleceu a ponte entre estes dois acontecimentos decisivos que marcaram o nascimento da ciência moderna.
Foi também o primeiro a considerar o sistema solar como uma realidade física e não apenas matemática. Para ele, os movimentos dos planetas são música contínua que só o intelecto consegue entender. E a harmonia só está presente quando uma multidão de fenômenos é regulada pela unidade de uma lei matemática que exprime uma ideia cósmica.
Entre as contribuições de Kepler estão a descoberta de dois novos poliedros regulares, a primeira prova de como os logaritmos funcionavam e tábuas astronômicas de alta precisão que ajudaram a estabelecer a verdadeira astronomia heliocêntrica.
Bons estudos!