Respostas
quando coloca auxiliar numa frase, o primeiro verbo dela volta à forma original, no presente sem conjugação.
do/does é auxiliar do presente, "did" é usado no passado, você só usa eles numa frase que não tenha já um auxiliar (to be, verbo modal ou to have perfeito - quando to have vem com verbo no particípio). Você usa esses auxiliares pra deixar a frase negativa ou interrogativa.
na negativa só precisa adicionar "not" ao auxiliar:
i want - i do not want OU i don't want
na interrogativa o auxiliar fica na frente do sujeito:
i want - do i want?
i studied - i didn't study - did i study? (studied é passado de "study", como usou auxiliar, ele volta pra forma original, presente sem conjugação)
does é usado na 3ª pessoa do singular, ele já dá o sentido de conjugação de 3ª pessoa (com s/es/ies) pelo primeiro verbo da oração, por isso quando usar "does" na pergunta ou negação, o verbo perde o "s", porque volta à forma original:
she likes me - she doesn't like me - does she like me?
"to do" também é um verbo, que não é auxiliar, se já tiver ele na frase afirmativa ele NÃO age como auxiliar, é preciso colocar do/does/did pra colocar frase na negativa/interrogativa.
no caso:
she does it a lot - she doesn't do it a lot - does she do it a lot? (como "to do" não age de auxiliar, precisou colocar "does", já que sujeito é 3ª pessoa do singular - he/she/it. E já que colocou auxiliar, o "does" da frase original volta à forma "do", porque o auxiliar "does" já tá representando a conjugação do verbo)
he did it - did he do it? - he didn't do it (mesma coisa, já tinha "did", mas como verbo, ele precisa do auxiliar, colocou "did" já que é passado, e o did que tava na afirmativa passa à forma original, volta a ser "do")