Respostas
Resposta: O argumento de defesa do socialismo cientifico, seria o fato de se envolver em um materialismo dialético, no qual todo o proletariado chegaria a um ponto que não aguentaria a opressão do sistema capitalista, e todos os indivíduos que estariam sendo oprimidos pelo estado burgues iriam se rebelar contra o sistema capitalista de propriedade privada. Portanto, poderia ser considerado válido se todos os indivíduos em sua totalidade se rebelassem contra um sistema que oprime.
Explicação:
Não creio nessa tese por conta de alguns fatores.
1- A revolução teria que ser apoiada por todos como uma totalidade para ser válida, entretanto o apoio seria escasso uma vez que os indivíduos estão naturalmente ligados ao capitalismo. (praxeologia)
2- Não há nenhuma garantia para indivíduos de que a prática seria satisfatória para o proletariado que estaria nas mãos de um coletivo liderado por um poder centralizado em um estado supostamente democrático.
3- Dentro de um sistema socialista a regulação dos meios de produção estaria entregue nas mãos de quem não conhecemos, daí você estabelece 3 premissas básicas:
1- Quem garante que a regulação dos meios de produção estaria na mão de pessoas honestas.
2- De onde viria o dinheiro para tal regulação.
3- Se uma empresa regular outra, isso teria que quebrar uma ideia irrefutável, que é a ideia de que elementos são escassos. até mesmo humanos, ou seja voce teria que sempre arranjar determinado humano para administrar determinado humano, teria que arranjar mais dinheiro para criar empresas reguladoras, e assim infinitamente.
Em uma sociedade capitalista o agente regulador é o consumidor. Há mais de baixo para cima do que de cima para baixo. Isto é Microeconomia.