o que são esporos dos fungos? quais são os dois tipos de esporos que podem ser produzidos? explique qual e a diferença entre eles
Respostas
Resposta:
Os esporos são estruturas pequenas produzidas em grande quantidade por bactérias, fungos e plantas, com capacidade de gerar um novo indivíduo.
Explicação:
Esporos Bacterianos
Os esporos bacterianos ou endósporos atuam como estruturas de sobrevivência quando a bactéria encontra-se em condições ambientais desfavoráveis. Eles são produzidos pela própria bactéria e encontram-se livremente em seu interior. Inclusive, a posição do endósporo é usada como forma de identificação das espécies.
Esporos de Fungos
A reprodução sexuada e assexuada dos fungos é garantida pela produção de esporos. Os esporos de fungos podem ser assexuados e sexuados.
Esporos de Plantas
Nas plantas, os esporos são produzidos nos esporângios desenvolvidos no interior dos soros. Os soros caracterizam-se por um aglomerados de esporângios.
Esporos são as estruturas reprodutoras de fungos, briófitas e algumas algas.. O esporo é uma célula envolvida por uma parede celular que protege o embrião das condições ambientais desfavoráveis.