Respostas
O pensamento crítico na adolescência
A fase de adolescência é considerada por muitos estudiosos uma das etapas mais difíceis e, ao mesmo tempo, prazerosas da vida. No mundo corrido e tecnológico em que vivemos hoje, essa etapa é repleta de desafios que vão de uma grande mudança hormonal a uma fase de escolhas e formação de pensamento crítico para a vida.
Vamos separar nosso pensamento por etapas. Primeiro, é importante notarmos que, junto da chegada da adolescência, passamos por uma verdadeira explosão hormonal, que nos mudam física e psicologicamente.
Nessa etapa, passamos a experienciar mudanças corporais, bem como comportamentais. Coisas que claramente gostávamos passam a perder o brilho, ao mesmo tempo que despertamos interesses por assuntos novos e, até o momento, desconhecidos.
Por outro lado, existe a pressão de escolha exercida pela sociedade. Seja pai, mãe ou qualquer membro de uma sociedade, o adolescente está, nessa fase, cercado de pessoas que têm grandes expectativas sobre ele. Devemos aqui escolher a carreira que, em teoria, seguiremos pelo resto de nossas vidas, terminarmos os estudos iniciais, estudarmos e ingressarmos em conceituadas faculdade e, muitas vezes, arrumarmos um emprego e lidarmos com cobranças e responsabilidade com as quais não estávamos acostumados.
Assim, esse é, sem dúvidas, o momento principal de formação de um pensamento crítico. Momento o qual aprendemos a diferenciar o que nos serve e o que não nos basta. Aprendemos muito do que gostamos, tomamos decisões baseadas em experiências passadas, conhecimentos provenientes dos mais velhos e situações rotineiras.
É com essa bagagem que seguimos para as outras etapas do curso de nossas vidas, com uma mentalidade já mais formada, robusta, mas ainda com as lembranças de como chegamos até aqui, formando-nos muito mais do que no ensino médio, mas numa primeira fase da vida, no momento da adolescência.