Respostas
É um aparelho de decapitação mecânica, inventado no período da Revolução Francesa. Criada por Joseph Ignace Gillotin em 1738, a guilhotina tinha a finalidade de proporcionar uma morte rápida e sem dor aos condenados à morte.
O doutor Gillotin defendeu na Assembléia Nacional que esse seria um método mais humanitário, eficaz e igualitário, já que na época os nobres tinham privilégios até na hora de morrer.
Porém, com a Revolução Francesa todo e qualquer suspeito de se opor ao regime passou a ser decapitado, dessa forma a guilhotina ficou marcada como símbolo de crueldade e opressão.
Resposta:
No reinado da guilhotina
Explicação:
França, 1803. Os monarquistas são perseguidos duramente, pois o primeiro-cônsul Napoleão Bonaparte (Robert Cornthwaite) não admite a monarquia de novo no país, a não ser que ele se torne imperador. Porém um audaz mascarado liberta os principais monarquistas, que foram presos pela república. Quem se esconde atrás de uma máscara é o conde de Traviere, Rene (Tony Curtis), cujo pai foi guilhotinado pela revolução. Para evitar ser descoberto ele se faz passar por um jovem almofadinha, que ama dançar e detesta esgrima. Os monarquistas sempre tentaram protegê-lo, inclusive espalhando, sempre que possível, que o mascarado misterioso morreu. Ninguém acredita mais nesta história, muito menos Napoleão, então decidem mandar alguém se fazendo passar pelo mascarado, para seqüestrar alguém bem importante. A missão em si é praticamente impossível e, para ter certeza que o falso mascarado será preso, o traem, pois assim será executado e então acreditarão que o mascarado está morto. Entretanto, pressentindo que este era o plano dos monarquistas e como não queria ver ninguém morrendo no seu lugar, Rene decide ser o substituto dele mesmo e continuar o plano. Porém isto implica em Rene ter de mostrar seu rosto