Respostas
Resposta:
O mito é uma mensagem, um sistema de comunicação que pode ser representado pela fala, escrita ou imagem. Roland Barthes, definiu o mito contemporâneo como uma descrição histórica em torno de um objeto ou pessoa e que, atualmente, está presente nos jornais, novelas, séries, etc. Super-man e James Bond devem ser um dos mitos contemporâneos mais famosos. Através do monomito descrito por Joseph Campbell nos ensinam a entender nossa realidade e "preenchem" os símbolos do imaginário coletivo através dos arquétipos.
As classificações mais comuns e fáceis de se constatar para os mitos contemporâneos são três: os literários, os político-heróicos e os cinematográficos.
Em seu sentido mais direto e imediato o mito literário seria aquele que nasceu da literatura, como Fausto, Don Juan, Capitu, entre muitos outros. Esta classificação se mostra muito frágil se levarmos em consideração que todos os mitos gregos, por exemplo, de uma forma ou de outra foram imortalizados pela literatura ocidental. No entanto podemos usar o termo de uma forma mais simplificada, remetendo apenas àqueles nascidos da pena dos autores modernos (ou não pertencentes à antigüidade).
Frases célebres, vitórias brilhantes e personalidades fortes, temos praticamente todos os ingredientes necessários para o surgimento de uma figura mítica político-heróica como Alexandre, César, Luís XIV e Napoleão, entre outros políticos e/ou heróis modernos.